13/11/2018

21º CBCENF terá simulação de acidentes com múltiplas vítimas

Além da simulação, Comissão de Urgência e Emergência do Cofen organiza mesa-redonda e cursos pré-Congresso

Comissão Nacional de Urgência e Emergência finaliza preparativos para simulação de acidentes com múltiplas vítimas

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen está reunida, nesta segunda e terça-feira (12 e 13/12), em Brasília,  para finalizar detalhes da simulação de acidente do múltiplas vítimas que será realizada durante o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), na terça-feira (27/11), às 15h30. “Além permitir que o público do congresso vivencie a logística de um atendimento complexo, com múltiplas vítimas,  os treinamentos garantem que os serviços de Saúde estejam o mais preparados possível nas ocorrências reais”, avalia o conselheiro federal Luciano Silva, coordenador da comissão.

Foram convidados para a simulação os SAMUs Regionais de Campinas, Hortolândia, Santo André, Sumaré, São Bernardo, Suzano e Paulínia; o Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências às Urgências – GMAU de Santo André e Hortolândia; Corpo de Bombeiros; Concessionária de Rodovias Rota das Bandeiras; Exército Brasileiro; Escola de Enfermagem Arquimedes; Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências – GRAU-SP; e Grupamento Rádio Patrulha Aérea – GRPAe da PMESP. O exercício simulado de incidente de múltiplas vítimas acontecerá na terça-feira (27/11), às 15h30, na frente do foyer B do no centro de eventos Royal Palm Hall, que recebe o 21º CBCENF, em Campinas.

O atendimento emergencial é vital para que haja sucesso no tratamento das vítimas de acidentes. Ao conhecer e seguir os protocolos corretamente, a chance de recuperação aumenta exponencialmente e é decisiva para o paciente. Esse atendimento é uma ação multiprofissional e reúne esforços de bombeiros, médicos, enfermeiros e socorristas.

A comissão é responsável, ainda, pela organização da mesa-redonda “Enfermagem de Práticas Avançadas na Urgência e Emergência”, que acontecerá na terça-feira (27/11), às 13h30, no 21º CBCENF, e por três cursos pré-congresso, realizados na segunda-feira. Os cursos tiveram as 70 vagas esgotadas. A mesa-redonda é aberta a todos os congressistas.

21º CBCENF – Maior evento científico anual da área de Saúde da América Latina, o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem será realizado de 26 a 30 de novembro. Com intensa programação científica, o 21º CBCENF recebe também encontros nacionais e internacionais de Enfermagem. Atenção Primária em Saúde, Saúde da Mulher, Saúde Mental são temas de alguns dos eventos realizados durante o congresso.

Fonte: Ascom - Cofen