- Cofen – Conselho Federal de Enfermagem - http://www.cofen.gov.br -

3

Uma delegação representando o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (COREN-RO) participou, em Salvador do I Seminário Nacional da História da Enfermagem, organizado pelo COFEN/Conselhos Regionais e da inauguração do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), realizado na última semana, no Pelourinho, em Salvador(BA), fechando com chave de ouro as comemorações da Semana de Enfermagem no Brasil.

O seminário aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio, reunindo representantes da Enfermagem Brasileira na Bahia, que teve como palestrantes ilustres personalidades, verdadeiros marcos da Enfermagem, citando a Dra Taka Oguisso, da Universidade de São Paulo, com experiência nacional e internacional na Área do Ensino, Pesquisa e de conhecimento da história da Enfermagem, objetivando apresentar a evolução histórica em todas as suas dimensões e sua inserção no cenário internacional e contemporâneo. Durante o evento houve também o lançamento da Revista Científica “Enfermagem em Foco”, publicação do Conselho Federal de Enfermagem – (Cofen), pelo presidente Manoel Carlos Neri da Silva.

De acordo com o presidente do Coren-RO, enfermeiro Diogo Nogueira do Casal, “participar deste Seminário oportunizou aos profissionais da Enfermagem aprimorar seus conhecimentos, além de realizar troca de experiências através de debates e reflexões, apresentando como um dos pontos altos do evento o tema: Perspectiva e Tendências da Enfermagem Brasileira”, frisa. Participaram ainda do encontro, os conselheiros Antônio Denizal, Paulo Siqueira, Givanilde Nogueira, Jorge Filho, Jussara Barcelos e a professora – enfermeira Helena Meika.

A data foi escolhida pelo Cofen, idealizador do projeto do Museu Anna Nery, para homenagear os 130 anos de falecimento de Anna Nery, considerada a patrona da enfermagem brasileira por sua heróica dedicação de cuidado aos feridos e doentes durante a guerra do Paraguai até o seu retorno no Brasil e por seus esforços posteriores a enfermagem.

Na oportunidade ocorreu a Reunião dos Corens da Região Amazônica com o objetivo de realizarem o 5º Encontro de Corens da Região Norte, articulação de maior integração e o fortalecimento da Enfermagem nessa Região. A reunião teve participação da Vice-Presidente do Cofen Dra Julita Feitosa e foi definido que o 5º Encontro de Corens da Região Norte será realizado em Boa Vista – RR, no mês de novembro deste ano.

Diogo Nogueira, disse ser um orgulho para classe Dr. Manoel Neri presidir o Cofen, o qual vem promovendo grandes realizações e interagindo com os Conselhos Regionais de Enfermagem. “Essa integração que o Cofen proporciona junto às entidades nacionais e estaduais como a Aben, Sindicatos, instituições de saúde, ensino e pesquisa, órgãos do poder executivo e do legislativo, em prol do reconhecimento e da valorização profissional é muito importante para a categoria”, ressaltou o presidente do Coren-RO.

Fonte: Coren-RO