13/09/2017

Aprovação do rito para interdição ética é destaque em informativo

“A gente ama Enfermagem” traz ainda atualizações sobre as eleições dos Conselhos Regionais, novas resoluções, ações fiscalizatórias e os principais acontecimentos de agosto

27ª edição – 8/2017

A aprovação do rito para interdição ética é destaque desta edição do informativo “A gente ama Enfermagem”. A medida é um recurso extremo usado para preservar a população e os profissionais, quando as condições de atendimento representam grave risco. A regulamentação da atuação do enfermeiro forense, ação da Força Nacional de Fiscalização e os principais acontecimentos de agosto estão entre as notícias desta edição.

Convidamos você, profissional, a acessar a Cartilha do Voto pela Internet, que reúne informações e esclarece dúvidas sobre as eleições dos Conselhos Regionais, que serão realizadas neste 1° de outubro. É o momento de refletir, avaliar os rumos que queremos e selecionar os melhores representantes para a nossa profissão.

 

Aprovado rito para interdição ética de serviços de Enfermagem

Resolução estabelecendo rito para a interdição ética foi aprovada na 492ª Reunião Ordinária de Plenária do Cofen. O marco normativo estabelece prazos e procedimentos para a interdição, recurso extremo adotado quando não há condições mínimas de atendimento, com risco grave para a população e os profissionais.

A interdição poderá ser revogada pelo presidente do Coren, ad referendum do plenário, através do pedido de desinterdição total ou setorial. A comissão de sindicância voltará ao local para averiguar se as irregularidades foram sanadas. Saiba mais.

Força Nacional constata déficit profissional e sobrecarga na Enfermagem do MS

Subdimensionamento profissional, medicamentos vencidos e estrutura precária estão entre as irregularidades constatadas pela Força Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem no Mato Grosso do Sul. A ação abordou 3,2 mil profissionais da Enfermagem em quatro dias, quantitativo que representa 15% dos mais de 21 mil profissionais no estado. Saiba mais.

Leonardo Boff e Leandro Karnal estarão no 20º CBCENF

O filósofo Leandro Karnal e o teólogo Leonardo Boff estão entre as presenças confirmadas na programação do 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O maior evento anual da área de Saúde na América Latina contará com intensa programação, incluindo cursos, apresentação de trabalhos e mesas redondas, além de palestra do Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), que debaterá a liderança. Saiba mais.

Resolução regulamenta atuação do enfermeiro forense

A plenária do Cofen aprovou resolução regulamentando áreas de atuação dos enfermeiros forenses no Brasil. A Enfermagem forense presta assistência especializada a vítimas dos mais variados tipos de violência, familiares e aos agressores. Os profissionais devem estar preparados para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso, desastre de massa ou missão humanitária. Saiba mais.

Projeto Apice On fortalece Rede Cegonha

Com presença maciça dos representantes de hospitais de ensino, gestores e entidades da Saúde, foi lançado em Brasília o Projeto Apice On – Aperfeiçoamento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia, apoiado pelo Cofen. “Nada é mais inovador do que mudar o ensino pela prática”, destacou a enfermeira Kleyde Ventura, presidente da Abenfo e professora da UFMG, executora do projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Kleyde convidou à mesa a obstetra e puérpera Renata Reis, que comoveu os presentes com o relato do nascimento do bebê Bernardo, em parto domiciliar assistido por enfermeiras obstétricas. Saiba mais.

Cofen lança cartilha do voto pela internet

O Cofen lançou a Cartilha do Voto pela Internet, reunindo informações e esclarecendo dúvidas, de modo a facilitar o exercício do direito ao voto, assegurar a transparência e fortalecer o processo democrático no Sistema Cofen/Conselhos Regionais. O pleito para compor os Conselhos Regionais de Enfermagem (gestão 2018-2020) será realizado em 1º de outubro de 2017. Saiba mais.

Comissão define programação do Seminário de Enfermagem Militar

A Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militar (CONPEM), criada pelo Cofen, finalizou o conteúdo programático do evento. Profissionais de Enfermagem militares de todas as forças armadas já podem fazer sua inscrição de forma gratuita para o 1º Seminário Nacional dos Profissionais de Enfermagem Militar do Cofen, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, em São Conrado, no Rio de Janeiro. Saiba mais.

Em Beijin, Cofen participa do 1º Fórum do The Countries Nursing

O Cofen participou do 1º Fórum do The Countries Nursing, nos dias 22 e 23 de agosto, em Beijing, capital da China. No encontro, participaram representantes do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul. A vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, e as conselheiras federais Eloísa Correia e Mirna Frota representaram a autarquia federal no evento. Saiba mais.

 

Cofen apoia Estatuto dos Direitos dos Pacientes

O Conselho Federal de Enfermagem declarou apoio ao Projeto de Lei 5559/16, de autoria do deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), que institui o Estatuto dos Direitos dos Pacientes. Entendemos que o projeto, em tramitação na Câmara dos Deputados, é um importante instrumento para fortalecer o direito à dignidade e à autonomia das pessoas em tratamento de Saúde, promovendo o cuidado humanizado. Saiba mais.

Cofen defende a manutenção da PNAB 2011

Por mais de 20 anos a Estratégia de Saúde da Família tem orientado a expansão e consolidação da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Visando preservar essa conquista, o Cofen defendeu, em nota pública, a manutenção da Política Nacional da Atenção Básica 2- PNAB 2011. Saiba mais.

Câmara dos Deputados debate ensino a distância na área da Saúde

Com o tema “Expansão da oferta de cursos superiores a distância na área da saúde”, aconteceu no dia 8 de agosto, audiência pública organizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. No debate, o Cofen, representado pela conselheira federal Dorisdaia Humerez, ressaltou sua posição contrária ao Ensino a Distância na Enfermagem. Saiba mais.

Senado debate regulamentação da profissão de agente comunitário de saúde

O Cofen defendeu mudanças no Projeto de Lei 56/2017, que regulamenta a profissão de agente comunitário de saúde, em audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, no dia 9 de agosto. Há pontos no texto do PL que colidem com a legislação regulamentadora dos profissionais de Enfermagem. O projeto dificulta, ainda, ações multissetoriais atualmente desenvolvidas no âmbito da Estratégia Saúde da Família. Saiba mais.

O melhor antídoto para a violência é o respeito

Nos últimos dois meses, o Cofen tratou em suas redes sociais de um tema de extrema importância e urgência, não só para os profissionais de Enfermagem, mas para todas as áreas da saúde. Falamos sobre a violência sofrida nos ambientes de trabalho, em todos os seus níveis e em todas as situações. Com a campanha #RESPEITONAVEIA, buscamos o diálogo para discutir sobre o tema com os nossos profissionais. Saiba mais.