08/11/2018

Boletim traz novos marcos normativos da Enfermagem e novidades do 21º CBCENF

Confira as principais notícias da Enfermagem no mês de outubro

30ª edição – 10/2018

O 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) é destaque desta edição. Esperamos você em Campinas, de 26 a 30/11, para o maior evento científico anual da área de Saúde na América Latina.

Conheça, ainda, nesta edição, as novas normas sobre transporte interno de pacientes e as diretrizes para a elaboração de protocolos na Atenção Básica. Acompanhe os preparativos para o lançamento nacional da campanha “Nursing Now” (“Enfermagem Agora”) e fique por dentro das principais notícias relacionadas à nossa profissão.

Comissão científica divulga programação do 21º CBCENF

Já está disponível a programação completa do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Com intensa atividade científica, o evento terá palestras, mesas-redondas, comunicações coordenadas, além de apresentações de experiências exitosas e trabalhos científicos na modalidade e-poster.

Valorização profissional será o tema central do congresso, realizado de 26 a 30 de novembro, em Campinas/SP. A programação traz grandes nomes, como o conferencista Roberto Shinyashiki e a enfermeira Maria Júlia Paes e Silva. O CBCENF recebe, ainda, encontros nacionais e internacionais de Enfermagem.

Cofen aprova diretrizes para a elaboração de protocolos na Atenção Básica

O Cofen aprovou diretrizes para a elaboração de protocolos de Enfermagem na Atenção Básica. O documento incorpora contribuição de especialistas de diferentes regiões brasileiras e suas realidades locais e vai contribuir para uniformizar e avançar os procedimentos de Enfermagem. A atuação qualificada da Enfermagem na Atenção Básica é um passo fundamental para a universalização do acesso e da cobertura da Saúde. Saiba mais.

Programa Nacional de Qualidade do Cofen certifica primeiro hospital

O Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais certificou a primeira instituição com o selo de qualidade da Enfermagem. O Hospital Yutaka Takeda atingiu 90% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando a qualidade da assistência de Enfermagem prestada. O PNQ contempla instituições de Saúde e de ensino, além de profissionais, certificando a excelência da Enfermagem. Saiba mais.

Em expansão, cursos a distância têm piores notas em prova nacional

Modalidade que mais cresce no país, o Ensino a Distância (EaD) obteve desempenho pior do que o presencial na avaliação de qualidade do Ministério da Educação. Os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017 mostram que 46% dos cursos a distância tiraram as notas mais baixas, contra 33% das graduações presenciais. Os resultados mostram que não é só na nota final que os cursos EaD vão pior. No indicador que mede quanto o aluno aprendeu no curso, a modalidade também está abaixo da presencial. Saiba mais.

Cofen leva ao 21º CBCENF debate sobre o exame de suficiência

A Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Conselho Federal de Enfermagem (CTEP /Cofen) levará ao 21º CBCENF debate sobre o exame de suficiência. O exame será tema de mesa-redonda com participação do presidente da OAB, Claudio Lamachia. A iniciativa visa combater o ensino de má qualidade e assegurar que todos os profissionais ingressem na assistência com as competências mínimas necessárias para o exercício profissional. Saiba mais.

Conselhos de Enfermagem debatem mortalidade materna e aborto

A criminalização do aborto não tem contribuído para reduzir as ocorrências no Brasil e afeta diretamente a assistência e a mortalidade materna, na avaliação de especialistas ouvidas no Seminário “Descriminalização do Aborto, (In) equidades Raciais e Saúde Reprodutiva: uma discussão necessária no campo da Enfermagem”, realizado pelo Cofen com apoio do Coren-SC. Aberto ao público, o evento reuniu conselheiros federais, presidentes dos Conselhos Regionais, Comissões de Saúde da Mulher e representantes de entidades profissionais e assistenciais. Saiba mais.

Cofen atualiza norma sobre transporte interno de pacientes

O Cofen publicou a Resolução 588/2018, que atualiza normas sobre a atuação da equipe de Enfermagem no transporte de pacientes em ambiente interno aos serviços de Saúde. A normativa estabelece que o transporte do paciente hospitalizado faz parte das competências da equipe de Enfermagem, devendo os serviços de Saúde assegurarem as condições necessárias para atuação do profissional responsável pela condução do meio (maca ou cadeira de rodas). Saiba mais.

Divulgada lista definitiva de trabalhos aprovados para o 21º CBCENF

A comissão científica do 21º CBCENF aprovou 1944 trabalhos inscritos para o congresso, entre Comunicação Coordenada (808) e Pôster (1.136). Ligados ao tema central Valorização Profissional, os trabalhos aprovados estão divididos em três eixos temáticos: Ética, Legislação e Trabalho; Políticas Públicas, Educação e Gestão; e Valorização, Cuidado e Tecnologias. Os participantes que tiveram seus trabalhos aprovados receberão uma carta com todas as orientações para a apresentação. Saiba mais.

Empoderamento da profissão é destaque do II Fórum de Enfermagem dos BRICS

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou do II Fórum de Enfermagem dos BRICS, que aconteceu em Déli, na Índia. O fórum busca formar uma rede de cooperação institucional, disseminar boas práticas nos países do BRICS, que representam 40% da população mundial, e fomentar colaboração e pesquisa interprofissional. O ministro indiano Ashwini Choubey ressaltou a necessidade urgente de empoderar enfermeiras e obstetrizes, que têm papel fundamental na universalização da assistência. Saiba mais.

Campanha “Nursing Now” terá lançamento oficial no Brasil

A “Nursing Now” (“Enfermagem Agora”) chegará oficialmente ao Brasil em novembro. A campanha é apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), e promove a capacitação dos enfermeiros para assumir papel central no enfrentamento aos desafios de Saúde do século XXI. A Enfermagem constitui mais da metade da força de trabalho em Saúde, e os enfermeiros têm sido apontados como os principais responsáveis pela coordenação das equipes de Saúde. Saiba mais.