- Cofen – Conselho Federal de Enfermagem - http://www.cofen.gov.br -

COFEN COMEMORA DIA DO ENFERMEIRO COM EVENTOS EM TODO O BRASIL

Profissionais de todo o país comemoram hoje o Dia do Enfermeiro. Palestras, workshops e muita festa devem acontecer durante toda a semana. Conquistas serão festejadas, mas algumas ainda não foram alcançadas, como a aprovação do projeto das 30 horas

Uma série de homenagens deve marcar o dia dos profissionais de enfermagem em todo o Brasil. Para comemorar a data, o Conselho Federal de Enfermagem – Cofen preparou alguns eventos, dentre eles a inauguração do MuNEAN e o lançamento da revista científica Enfermagem em Foco.

O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) será inaugurado no próximo dia 20, dentro das comemorações da Semana da Enfermagem e agregará o que há de mais moderno no mercado de tecnologias, propiciando a pesquisa, preservando a história da profissão, os profissionais e suas especialidades. Instalado no Pelourinho, em Salvador, o MuNEAN resgata a história da profissão e de profissionais e mostra ao visitante o futuro da enfermagem com a ajuda da mais alta tecnologia.

A revista oficial do Cofen, Enfermagem em Foco, também será lançada esta semana, em Salvador, e deve contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da profissão divulgando conhecimentos relativos aos objetivos finais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, de normatizar e fiscalizar o exercício profissional.
Além dos dois eventos, todos os Conselhos Regionais, nos 27 estados brasileiros, homenagearão os profissionais de enfermagem com palestras, workshops, happy hours e várias outras festividades.

30 horas : um belo presente – um dos presentes mais esperados pelos profissionais de enfermagem é a aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000 que continua aguardando votação na Câmara dos Deputados em Brasília. No dia 14 de abril as entidades parceiras na luta pela aprovação do PL enviaram ofício solicitando audiência com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, para reforçar o pedido de inclusão imediata da proposta para votação em plenário.

No ofício, assinado pelos presidentes do Cofen, da Federação Nacional de Enfermeiros, da Associação Brasileira de Enfermagem e da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Saúde, as entidades ressaltam que a importante mobilização da categoria “representa a esperança do encaminhamento para a inclusão na ordem do dia”. E reafirmam o objetivo de “apresentar elementos de fundamentação, especialmente quanto ao impacto financeiro, seus efeitos sociais e à qualidade dos serviços de saúde dispensados aos brasileiros”.