14/12/2017

Cofen participa de reunião da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde

A reunião, que contou com a presença de conselheiras federais, aconteceu dia 24 de novembro

Conselheiras federais Dorisdaia Humerez e Nadia Mattos

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, no dia 24 de novembro, de reunião da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde (CRTS/MS), sendo representado pelas conselheiras federais Nádia Mattos e Dorisdaia Humerez, na OPAS/OMS. O encontro também contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Conselhos Federais de Profissões da Área da Saúde.

A CRTS é um espaço composto por órgãos e entidades do setor saúde que aborda a regulação do exercício profissional na área de saúde e os conflitos gerados pelos atuais mecanismos de regulamentação.

A pauta da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde pontuou sobre a reforma da portaria que reativou o grupo, dando origem ao novo Regimento Interno da CRTS. Houve, também, a apresentação do consultor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Daniel Amado, que mostrou os resultados da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e o uso no SUS. Foi ressaltado que é necessário ampliar a discussão sobre quais práticas devem ser reconhecidas e os seus benefícios para a saúde pública.

Na reunião também houve discussão sobre a Educação a Distância na área da saúde. As conselheiras representantes do Cofen explanaram sobre a realidade do EaD na área da Enfermagem, tanto na formação superior quanto na formação profissional do técnico de Enfermagem. E, também, o papel do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem na luta sem trégua contra a formação de profissionais a distância.

As considerações finais foram feitas pelos membros presentes, firmando o compromisso de continuidade da discussão.

Fonte: Ascom - Cofen