25/05/2017

Cofen retorna ao Conselho Internacional de Enfermagem

"Precisamos nos fazer ouvir, para avançar na autonomia, formação e reconhecimento profissional", afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri

Conselheira federal Fátima Sampaio, representante do Cofen no CIE

O Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) aprovou, por unanimidade dos votos, nesta quinta-feira (25/5), durante reunião do Conselho de Representantes de Enfermagem (CRN), órgão de decisão do CIE, o retorno do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), como membro afiliado ao CIE. “O CIE representa a voz internacional da Enfermagem. Precisamos nos fazer ouvir, para avançar na autonomia, formação e reconhecimento profissional”, afirma o presidente Manoel Neri.

O CIE articula a ação coletiva das entidades nacionais da Enfermagem, além de desenvolver projetos como a Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem e a Liderança para Mudança. A filiação do Cofen possibilita um acesso privilegiado a informações, tendências e debates que impactam a Enfermagem.

Para a conselheira federal Fátima Sampaio, representante do Cofen no CIE, a refiliação ao Conselho Internacional de Enfermagem é um marco para a Enfermagem brasileira. “A articulação internacional é fundamental para buscarmos alternativas aos desafios da Saúde Coletiva e avançar nas conquistas profissionais”, avalia.

O Fórum de Políticas do CIE, que acontece nos dias 25 e 26/05, e antecede a realização do Congresso Internacional do CIE, abordará as implicações sanitárias, sociais e econômicas das populações deslocadas. “Os imigrantes, os refugiados e as pessoas deslocadas constituem um dos grupos populacionais mais vulneráveis do mundo e enfrentam muitos desafios relacionados com a saúde e os cuidados de saúde”, disse Judith Shamian, presidente do CIE, durante abertura do Fórum de Políticas da entidade.

Segundo Shamian, em 2015 haviam 244 milhões de imigrantes em todo o mundo, dos quais 65 milhões foram deslocados à força por causa do risco de perseguição, conflito, insegurança alimentar ou violações de direitos humanos.

O Congresso Internacional do CIE acontece em Barcelona, na Espanha, no período de 27/05 a 1º/06. Uma delegação do Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem participará do evento.​

Fonte: Ascom - Cofen