22/05/2019

Conarenf realiza oficina com Ministério da Educação

Encontro ocorreu nesta terça-feira (21), na sede do Cofen

Conarenf se reuniu nesta terça-feira (21) com o MEC e Fórum dos Conselhos de Saúde

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, nesta terça-feira (21), a 2º Oficina para Representantes do Cofen nas Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprossional (CNRMS), organizado pela Conarenf. O encontro contou ainda com a presença de representante do Ministério da Educação.

A oficina debateu as competências dos representantes do Cofen nas Câmaras Técnicas da CNRMS e a qualificação dos integrantes nas câmaras técnicas quanto a emissão de parecer técnico dos programas de residência em saúde.

A coordenadora geral de residências em saúde do Ministério da Educação e enfermeira obstétrica, Samantha Teixeira, parabenizou o Cofen pelo trabalho desenvolvido em prol das residências de Enfermagem e realizou palestra sobre “Residências em Saúde no Brasil: a conjuntura atual”.

“A formação do residente busca como conclusão a qualidade da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). Trabalhamos para cuidar das pessoas que esperam horas por um atendimento, para aquela gestante que entra em trabalho de parto na recepção do hospital”, observou Samantha.

“A câmara técnica tem papel fundamental ao observar essa interface do projeto pedagógico, para que possamos devolver o recurso que vem da população, recompensar o usuário do SUS, mostrando que foi bem aplicado”, finalizou a coordenadora do MEC.

A oficina debateu as competências dos representantes do Cofen e a qualificação dos integrantes nas câmaras técnicas

O integrante da Conarenf, Antônio Eduardo Vieira, ressalta que a oficina só acrescenta aos membros da comissão. “Trazer os membros do Cofen – representantes no MEC – para serem capacitados com conteúdo especifico das câmaras técnicas, é muito importante para o trabalho que desenvolvemos aqui. Eles precisavam ter esse preparo”, observou.

O MEC pediu ajuda do Cofen, junto aos seus representantes, para que acompanhem as plenárias nacionais nos processos que envolvem residência. A parceria entre o Cofen e o MEC visa, ainda, auxiliar o ministério sobre o exercício profissional da Enfermagem e mais questões da residência na área.

Além de membros da Conarenf, a oficina contou com representantes do Cofen na comissão nacional e com Marino Tessari, do Fórum dos Conselhos de Saúde.

Fonte: Ascom - Cofen