06/09/2017

Conatenf Itinerante dialoga com profissionais de nível médio em São Paulo

Conatenf é responsável por articular demandas do nível médio junto ao plenário do Cofen.

Jefferson Caproni apresenta palestra

Integrantes da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – Conatenf/Cofen participaram, neste semana, de atividade em São Paulo. Na segunda-feira (4/9), o Conatenf Itinerante visitou o Hospital das Clínicas, dialogando com profissionais e recebendo sugestões para encaminhar ao Conselho Federal de Enfermagem.

Na terça (5/9), a Conatenf realizou atividade no Sinsaudesp, com participação dos integrantes Jefferson Caproni, Jairo Saraiva, Paulo Murilo, Dorly Gonçalves, Emerson e Geraldo Santana. Em palestra aos profissionais, Jairo apresentou a história da comissão e os trabalhos realizados.

Jefferson Caproni abordou aspectos éticos do exercício profissional e a empregabilidade. A Pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz) revela indícios de saturação do mercado de trabalho, com ocorrência de subempregos, achatamento salarial e desemprego aberto. Jefferson discutiu, ainda, a realidade do Home Care, campo de atuação crescente na profissão, destacando aspectos legais.

O Conatenf Itinerante promove atividades com os profissionais de Enfermagem de nível médio nos estados, aproximando-os do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. O diálogo aberto com o nível médio é uma das propostas da atual gestão do Cofen (2015-2018) que, em sua primeira reunião de plenária, em abril de 2015, aprovou a criação da Conatenf. A comissão tem caráter permanente, com função propositiva e consultiva, articulando demandas do nível médio junto ao plenário do Cofen.

Fonte: Ascom - Cofen