20/03/2019

CONPEM visita profissionais de enfermagem das forças armadas de MS

A Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares realizou a visita para entender a realidade e a rotina dos profissionais de enfermagem militares em âmbito local

A Comissão realizou a visita aos profissionais de enfermagem militares em âmbito local

Representantes da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares (CONPEM), pertencente ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais, visitaram nesta segunda-feira (18) e na terça-feira (19), as sedes da Aeronáutica em Campo Grande/MS e da Marinha do Brasil em Corumbá/MS, respectivamente.

Instituída em Janeiro de 2016, a CONPEM tem a função de prestar um assessoramento para o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) dentro da esfera militar, trabalhando em prol especificamente dos profissionais de enfermagem militares.

A representante da Marinha do Brasil destacou também a importância da visita da Comissão ao Mato Grosso do Sul. “Precisamos entender a realidade e a rotina diária regional dos profissionais de enfermagem inseridos em uma organização de saúde militar”.A enfermeira e Capitão de Mar e Guerra, Drª Ana Beatriz de Alcântara Menezes, explicou o trabalho da Comissão. “Atuamos como um intermediador, fazendo o assessoramento para o Cofen nos assuntos que envolvem profissionais de enfermagem militares, em virtude da especificidade da função”.

O Tenente Coronel e enfermeiro do Corpo de Bombeiros Militar, Dr. Gilson Clementino Hanszman, relatou que o diálogo com os profissionais de enfermagem militares é essencial para esclarecer alguns aspectos. “É importante esse contato com os profissionais de enfermagem militares, porque algumas questões consideradas éticas no âmbito militar, não são para a enfermagem ou vice-e-versa. Podemos também esclarecer e apoia-los nas decisões, bem como propor políticas de melhorias para essa categoria”.

O representante do Corpo de Bombeiro Militar ressaltou ainda a receptividade nas visitas que os membros do CONPEM tem realizado. “Essa comissão vem através do Ministério da Defesa e dos diretores de saúde de todo o Brasil, visitar as unidades e propiciar melhorias na área de enfermagem militar. Temos sido sempre bem recebidos por todos os profissionais de enfermagem militares e vejo que eles se sentiam um pouco abandonados antes da criação do CONPEM”.

Sebastião Duarte considerou ainda o trabalho da Comissão um avanço para a categoria. “Considero importante o trabalho da CONPEM, é mais um avanço para a enfermagem brasileira. A vinda desses representantes contribuiu muito com os trabalhos do Coren-MS”.

O presidente do Coren-MS acompanhou todos os trabalhos desenvolvidos pela comissão no Estado e destacou a importância da aproximação com os profissionais de enfermagem militares da região. “Essa visita é importante para tratarmos de muitos assuntos específicos dessa esfera, pois os profissionais de enfermagem militares, além das especificidades que devem obedecer no âmbito militar e de toda hierarquia militar, devem seguir as normativas do Cofen, pelo fato de assistirem a saúde no segmento militar e civil”.

O Coren-MS realizou, em 2018, fiscalização em todas as instituições de saúde militares de MS, a luz da Lei 7498/1986 e do decreto 96406/1987 e tem acompanhado todas as situações que requerem cumprimento de tais leis.

Fonte: Coren-MS