20/07/2018

Conselho de Enfermagem do Mercosul publica Carta de Montevidéu

Documento defende as 30, Piso, qualificação profissional e a implementação da Enfermagem de Práticas Avançadas na Atenção Primária

Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul (CREM)

O Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul (CREM) aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (20/7), a Carta de Montevidéu. Fruto das discussões e deliberações dos conselhos nacionais de Enfermagem, reunidos em 19 e 20 de julho, o documento defende a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais, conforme a recomendação da Organização Internacional do Trabalho; o Piso Salarial Nacional; a capacitação dos profissionais, com melhoria da qualidade de formação e adequação às necessidades da Saúde Coletiva, e a ampliação da atuação da enfermagem na Atenção Primária.

“Cada país enfrenta desafios específicos, mas compartilhamos uma história em comum, que se reflete na profissão de Enfermagem e nas condições de Saúde. Esta articulação regional é importante para avançar pautas comuns, como a implementação da Enfermagem de Práticas Avançadas na Atenção Básica, fundamental para a universalização do acesso e melhoria da resolutividade”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri, que participou da reunião, juntamente com a vice-presidente, Nádia Ramalho, o conselheiro Gilney Guerra, Walkírio Almeira e Michely Filete.

“Cada país enfrenta desafios específicos, mas compartilhamos uma história em comum”, afirma Manoel Neri

A universalização do acesso à Saúde exige uma atuação ativa e ampliada dos enfermeiros na atenção básica, na avaliação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). A OPAS e o Cofen são parceiros na implementação da Enfermagem de prática avançada no Brasil, voltada para o aumento de cobertura e ampliação do acesso na atenção primária à saúde. O objetivo é ampliar o escopo de práticas dos profissionais, desenvolvendo e aprofundando o trabalho interprofissional na atenção básica.

Leia, na íntegra, a Carta de Montevídeo.

 

Fonte: Ascom - Cofen