19/10/2015

Conselho editorial discute gestão da “Enfermagem em Foco”

Reunião no Cofen recebeu a editora-chefe da Revista Latino-Americana de Enfermagem
Conselho editorial da "Enfermagem em Foco" recebe editora-chefe da Revista Latino-Americana de Enfermagem

Conselho editorial da “Enfermagem em Foco” recebe editora-chefe da Revista Latino-Americana de Enfermagem

Política editorial e novas demandas na produção do conhecimento em Enfermagem foram temas de discussão do conselho editorial da “Revista Enfermagem em Foco”, publicada pelo Cofen. Reunido nesta segunda-feira (19/10), o conselho recebeu a pesquisadora Maria Helena Marziale (EERP/USP), editora-chefe da Revista Latino Americana de Enfermagem, que apresentou ferramentas de gestão do fluxo de informações e discutiu práticas e tendências na editoração científica.

“O processo de publicação se inicia com a submissão do artigo, e envolve a seleção, o preparo para a divulgação, a revisão, a diagramação, o uso de ferramentas de divulgação que dados e a indexação e bases de dados”, explica Marziale, destacando a importância destas últimas etapas para a visibilidade do artigo e difusão do conhecimento.

Atualmente, há ferramentas para acompanhar citações e referências aos artigos, além de detectar grau de similaridade – indício de plágio, autoplágio, publicação duplicada ou fragmentada, práticas consideradas antiéticas.

“Se antes os artigos publicados representavam retenção de memória, atualmente fomentam também a criação de redes interativas, com discussões de tema e pesquisas conjuntas”, destaca. As mídias sociais também ampliam a possibilidade de alcance da pesquisa científica, com difusão dos resultados para o grande público.

A abertura para a submissão de artigos para a revista “Enfermagem em Foco” acontecerá ainda neste mês de outubro e será divulgada no Portal Cofen.

Fonte: Ascom - Cofen