- Cofen – Conselho Federal de Enfermagem - http://www.cofen.gov.br -

Convidadas internacionais do Nursing Now debatem panorama da Enfermagem

Annette Kennedy, presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE)

Na sequência da cerimônia de lançamento da campanha global Nursing Now, as lideranças mundiais de Enfermagem apresentaram diversos painéis. A primeira foi a cientista-chefe da OMS, Elizabeth Iro, que abordou o fortalecimento dos Sistemas de Saúde. “O trabalho em equipe já faz parte do conceito de Enfermagem e é isso que permite a sustentabilidade do sistema de saúde”, disse ela, lembrando que há muitos desafios, como o fato de os serviços integrados com os pacientes serem mais padronizados.

Ao destacar a liderança da Enfermagem para a Saúde Global, a presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros, Annette Kennedy, disse em sua apresentação que a Enfermagem está em todas as áreas de trabalho sendo a categoria que se preocupa com aqueles que mais necessitam e estão em regiões de difícil acesso, criam novas formas de tratamento. “As enfermeiras podem fazer inovações, políticas públicas e influenciarem suas áreas de atuação”, disse. “Temos um déficit mundial de nove milhões de enfermeiros e estimamos que nos próximos anos este número possa aumentar para 40 milhões”.

Barbara Stilwell, diretora executiva Global Nursing Now

A diretora executiva Global Nursing Now, Barbara Stilwell, ficou surpresa com tanto apoio político. “Pela primeira vez participo de um lançamento da campanha com a presença de tantos gestores e representantes do poder público. Isso revela que estamos no caminho certo e que os resultados poderão ser efetivos”, afirmou. Ela abordou o alcance da saúde nos lugares e de como a Enfermagem lidera esse caminho.

Com o tema “Orientações Estratégicas para Enfermagem na Região das Américas”, a assessora regional de Enfermagem e Técnicos e Sistemas de Serviços de Saúde da OPAS, Silvia Cassiani, fez uma breve apresentação de algumas ações desenvolvidas pela Organização e adiantou que no dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, serão lançadas as Diretrizes Estratégicas com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser cumpridos até 2030.

Por fim, a coordenadora da área de capacitação da OPAS, Mónica Díaz, exibiu alguns desafios para alcançar o acesso à saúde universal e o papel central dos profissionais de saúde. “Devemos sempre pensar num trabalho conjunto que permita a integração, além do alinhamento de metodologias para o trabalho ser padronizado”, concluiu.