25/05/2010

COREN-AM DIVULGA SISTEMA COFEN-CORENS NA AÇÃO GLOBAL

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas foi mais um dos parceiros do SESI e da Rede Globo na Ação Global, realizada no dia 22 de maio, das 8 às 17 horas, no Clube do Trabalhador do SESI, Manaus-AM. A Ação Global é um mutirão de solidariedade que acontece simultaneamente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. O objetivo do evento é resgatar a cidadania de muitos brasileiros que ainda estão à margem da sociedade, facilitando o acesso a direitos que são essenciais a todos.

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas foi mais um dos parceiros do SESI e da Rede Globo na Ação Global, realizada no dia 22 de maio, das 8 às 17 horas, no Clube do Trabalhador do SESI, Manaus-AM.

A Ação Global é um mutirão de solidariedade que acontece simultaneamente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. O objetivo do evento é resgatar a cidadania de muitos brasileiros que ainda estão à margem da sociedade, facilitando o acesso a direitos que são essenciais a todos.

Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte.

Sob a coordenação da Dra. Juliana Barbosa Pereira, Chefe da Unidade de Fiscalização, o sub-projeto do Conselho teve o seguinte slogan: “COREN-AM SEMPRE PRESENTE”.

O stand do COREN-AM atendeu profissionais que tinham interesse em regularizar situação cadastral, fazer o recadastramento, solicitar segunda via de boletos para pagamento de anuidades, alterar dados cadastrais e de conhecer os benefícios oferecidos pela autarquia federal.

Além disso, em conformidade com o objetivo da ação global que focaliza a ação social, foi mostrado ao público amazonense o Projeto Anjos da enfermagem do Sistema COFEN-CORENs. Alunos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a coordenadora Dra. Arinete Veras F. Esteves demonstraram o trabalho lúdico que realizam junto a crianças hospitalizadas, principalmente aquelas que se submetem ao tratamento de câncer. Os “Anjos” apresentaram uma peça teatral e cantaram no palco do Ginásio do Clube do Trabalhador.

No sábado (22), a população de Manaus pode conhecer um pouco mais sobre os requisitos para ser profissional de enfermagem e a obrigatoriedade do registro; a realização de Parto Normal por Enfermeiro Obstetra; bem como o Proficiencia, o REFIS, Projeto 30 horas e Pré-projeto Piso Salarial dos Profissionais de Enfermagem.

No período da manhã, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (COREN-AM), Dra. Rossi Cohen Mota de Medeiros, apoiou o Programa Estadual de DST, auxiliando na área de educação em Saúde. Já durante a tarde, a presidente proferiu uma palestra sobre a Humanização do Cuidado.

Ao longo do dia, foram distribuídos exemplares da revista “Enfermagem em Foco” e kits da dengue, contendo informativos. A “Ação Global”, deste ano, na capital amazonense, tornou possível a ampla divulgação do empenho e do envolvimento do Sistema com as ações sociais.