15/07/2019

Coren-PI promove sessão de desagravo público em Bom Jesus

O profissional foi exposto a ofensas na rede social Facebook feitas por moradoras do município

A sessão de desagravo público realizada na quarta-feira (10) foi a primeira do Coren-PI

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou na quarta-feira (10), no Plenário da Câmara de Vereadores de Bom Jesus-PI, sessão de desagravo público ao profissional Robert José Lemos, exposto a ofensas na rede social Facebook feitas por moradoras do município de Bom Jesus, em razão do desempenho de suas atividades no Posto de Saúde Dr. Raimundo Santos. Foi a primeira sessão de desagravo público da história do Coren-PI.

A solenidade cumpriu a Resolução 433/2012, que dispõe sobre o procedimento em decorrência de ofensa sofrida no exercício profissional. O desagravo público deve ser feito durante sessão solene, concedendo prévia ciência ao ofendido e para a qual serão expedidos convites às autoridades pertinentes, imprensa, terceiros interessados.

A sessão contou com a presença de profissionais da Enfermagem e autoridades como o prefeito de São Gonçalo do Gurgueia, Enf° Paulo Lustosa; o conselheiro federal Lauro de Morais; a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, e o conselheiro do Coren-PI, Flaviano Aragão. Os representantes do Conselho Regional leram o parecer e a nota de desagravo público foi entregue ao ofendido.

O Coren-PI reafirma seu compromisso com a Enfermagem e repudia vigorosamente posturas que atentem contra o livre exercício da profissão, mantendo-se firme no sentido de coibir essas situações e adotar todas as medidas que estiverem ao seu alcance para sanar os abusos.

Na ocasião, o Conselho também promoveu o lançamento da campanha Nursing Now, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), que visa capacitar os profissionais para assumirem papel central no enfrentamento dos desafios de saúde do século XXI em nível global.

Fonte: Coren-PI