21/08/2017

Coren-RO se reúne com deputado em prol de demandas da Enfermagem

O encontro obetivou discutir e buscar apoio do parlamentar quanto à alteração da Lei Complementar n. 933/2017 que trata sobre a jornada de trabalho dos profissionais da saúde com profissão regulamentada

Na última quinta-feira (17/8), o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), representado pelo conselheiro Adalton Bonfim, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Marisa Miranda, pelo fiscal Tadeu Aparecido e pelo assessor jurídico Gabriel Bongiolo, estiveram reunidos com o deputado estadual, Anderson do Singeperon.

O encontro ocorreu no plenário do conselho e teve como propósito discutir e buscar apoio do parlamentar quanto à alteração da Lei Complementar n. 933/2017, de 28 de março, que trata sobre a jornada de trabalho dos profissionais da saúde com profissão regulamentada, podendo ser compreendida pela acumulação de vínculo, desde que não ultrapasse a jornada semanal de 80 horas.

Diante da situação, o Coren-RO buscou apresentar proposta para que seja acolhida na referida Lei as categorias de técnicos e auxiliares de Enfermagem, o §3º, do artigo 56, contempla apenas a categoria de enfermeiro, ferindo assim o princípio da isonomia.

Na ocasião da visita do deputado, outras demandas foram apresentadas pelo Coren, bem como: Buscar apoio a ações de mobilizações contra o Ensino a Distância em Enfermagem (EaD), criação de um Projeto de Lei que estabeleça sobre as condições de repouso dos profissionais da Enfermagem durante o horário de trabalho, entre outras.

Para o conselheiro Adalton Bonfim, o encontro reforça a intenção do conselho em dialogar com todas as representatividades que possam contribuir para a aprovação dos PLs favoráveis à Enfermagem, buscando articular as entidades da categoria no estado, com o objetivo de valorizar a profissão e amparar as suas demandas.

O deputado estadual Anderson do Singeperon demonstrou preocupação com os assuntos apresentados, se comprometendo a apoiar ações do regional no sentido de construir propostas que servirão para a categoria alcançar melhores condições de trabalho e fortalecer o Sistema de Saúde.

Fonte: Coren-RO