18/05/2018

“Cuidar é Direito” é tema da Semana da Enfermagem do Coren-RS

Semana da Enfermagem é um momento importante para promover o diálogo sobre o papel da Enfermagem no cuidado à saúde da população

Presidente do Coren-RS, Daniel Menezes, na abertura do evento

Com o tema Cuidar é Direito, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) abriu a programação que encerra a Semana da Enfermagem 2018, nesta sexta-feira (18). Com a participação de representantes do Conselho Federal de Enfermagem, da ABEN-RS e do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, o evento enfatizou a importância da Enfermagem na promoção da saúde e alertou para o impacto da redução do financiamento do Sistema Único de Saúde.

Realizada há 79 anos em todo o Brasil, a semana é um momento importante para promover o diálogo e a reflexão sobre o papel da Enfermagem no cuidado à saúde da população.

“O SUS absorve grande parte dos trabalhadores da saúde e o desfinanciamento do sistema impacta de forma intensa estes profissionais”, disse o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, na abertura do evento.

No Rio Grande do Sul, são 125 mil profissionais registrados atuando na Enfermagem. Destes, cerca de 20% são enfermeiras(os) com curso superior e 80% são técnicos e auxiliares com formação de ensino médio. A Enfermagem é o maior contingente de trabalhadores no sistema de saúde.

A conjuntura nacional, a precarização do trabalho com a reforma trabalhista e a desorganização do sistema de saúde foram apontados como fatores que complicam o cotidiano dos profissionais.

“Não adianta jogar nas costas da Enfermagem toda a responsabilidade pelo sistema de Saúde se vivemos uma realidade de subdimensionamento”, disse a representante do Cofen, conselheira Maria Luísa Almeida, durante a abertura do evento.

Programação – A Semana da Enfermagem iniciou na sexta-feira (18) com um seminário científico e se desdobra no sábado (19) com o encontro estadual de auxiliares e técnicos de Enfermagem. O domingo (20) está reservado para mobilizar e ampliar a visibilidade da Enfermagem, com atividades no Brique da Redenção.

O Seminário Científico Enfermagem: Ciência do Cuidado é dedicado a temas ligados à finalidade fiscalizatória do Coren e contou com a palestra do enfermeiro Rinaldo Neves sobre Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e do enfermeiro Antônio Marinho com o painel sobre Dimensionamento. O encontro é uma aposta do Conselho para incentivo à produção e difusão de conhecimento específico, voltado à Enfermagem e prevê a apresentação de trabalhos científicos.

O sábado está reservado para o II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. No domingo, a atividade será no Brique da Redenção.

Fonte: Cofen-RS