06/12/2018

Coren-RS promove encontro sobre cuidado nas urgências e emergências

Auditório da Fetrafi-RS estava lotado, com mais de 400 pessoas presentes

O encontro discutiu temas essenciais para a Enfermagem no cuidado das Urgências e Emergências

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu, nesta quarta-feira (5/12), pela manhã e à tarde, o 1º Encontro da Enfermagem: Cuidando nas Urgências e Emergências, na Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Participaram mais de 400 pessoas, entre profissionais e estudantes de Enfermagem de todo o Rio Grande do Sul. O evento também contemplou a produção científica, com o Concurso Científico de Enfermagem: Cuidando nas Urgências e Emergências. O objetivo da iniciativa é promover a divulgação e o compartilhamento de trabalhos que valorizem a Enfermagem.

O encontro discutiu temas essenciais para a Enfermagem no cuidado das Urgências e Emergências. Houve palestras e mesas redondas, seguidas de questionamentos e debates com o público. O encontro foi transmitido ao vivo, pela página do Coren-RS no Facebook.

Os seis trabalhos apresentados foram avaliados por uma comissão previamente designada, composta pela enfermeira e conselheira Cecilia Brondani (que coordena as Câmaras e Grupos Técnicos do Coren-RS), pela enfermeira e conselheira Adriana Paz, e pela enfermeira e integrante da Câmara Técnica Atenção à Saúde do Coren-RS Adriana Roloff. O grupo levou em consideração a parte escrita e a apresentação oral, durante o evento. Os premiados foram:

Terceiro lugar (ganha menção honrosa, passagens e diária para um evento da Enfermagem na Região Sul)
– Educação Continuada e Sistematização no Atendimento da Parada Cardiopulmonar: o que isto representa? I Relatora: enfermeira Taíse Gabriele Reichert Zambelli

Segundo lugar (ganha menção honrosa, passagens, diária e hospedagem para o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF)
– SAMU Cidadão: Primeiros Socorros para a população leiga – educação que pode salvar vidas I Relatora: enfermeira Dinorá Cláudia Cenci

Primeiro lugar (ganha menção honrosa, passagens, diária e hospedagem para o Congresso Brasileiro de Enfermagem – CBEn ou para o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF)
– Utilização dos Protocolos de Acionamento Automáticos de Ambulâncias para Síndromes I Relatora: Tatiane da Costa Lima

Também houve dois momentos culturais durante as atividades: pela manhã, com a apresentação da cantora, compositora e enfermeira Gerusa Bittencourt. À tarde, com a performance do coral da Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASERGHC).

Fonte: Coren-RS