14/09/2018

Coren-TO define programação para o Outubro Rosa

Com apoio do Cofen, o Coren-TO implantou o Grupo Técnico de Saúde da Mulher

Samyra Maria, Herdy Alves e Ana Paula Delfino em reunião no Coren-TO

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) e a Comissão de Saúde da mulher do Cofen se reuniram na manhã desta sexta-feira (14) para discutir a implementação do Grupo Técnico de Saúde da Mulher. O grupo realizará, com apoio do Cofen, o primeiro seminário que fará parte da programação do Outubro Rosa, que acontecerá dia 22 de outubro e já está com a programação definida.

Participaram da reunião a presidente do Coren-TO, Ana Paula Delfino que também é conselheira responsável pelo grupo técnico, a conselheira Samyra Maria Alves e o coordenador da Comissão de Saúde da Mulher, Valdecyr Herdy Alves.

Sede do Coren-TO

A implantação do Grupo técnico de Saúde da Mulher tem o objetivo de promover a melhoria na assistência ao nascimento, mediante ações educativas e de apoio à fiscalização. Os países como os melhores indicadores de assistência materno-infantil têm em comum uma atuação qualificada das enfermeiras obstétricas. A assistência dessas profissionais durante o trabalho de parto está associada ao aumento dos índices de partos normais, redução das intervenções, das complicações e da mortalidade.

No Brasil, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem é parceiro na luta pela humanização e autonomia profissional, por meio de sua rede de Comissões de Saúde da Mulher.