21/08/2017

Em boletim informativo, Cofen defende a manutenção da PNAB – 2011

Confira as principais notícias da Enfermagem no mês de julho

26ª edição – 7/2017

Nesta edição do boletim “A gente ama Enfermagem”, acompanhe o debate sobre o Novo Código de Ética da Enfermagem, que recebeu contribuições dos presidentes de Conselhos Regionais, notícias do Senafis, dos Mestrados Profissionais apoiados pelo Cofen e dos principais acontecimentos da nossa profissão e da Saúde Coletiva.

O Cofen se posicionou pela manutenção da Política Nacional de Atenção Básica – PNAB 2011. Por mais de 20 anos a Estratégia de Saúde da Família – ESF tem sido a protagonista como orientadora da expansão e consolidação da Atenção Básica nas redes de serviços do SUS, e entendemos que as propostas de mudança, submetidas a consulta pública em julho, ameaçam essa expansão.

Presidentes dos Conselhos de Enfermagem debatem Novo Código de Ética

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem debateram e aprovaram, em assembleia realizada na sede do Cofen, minuta do novo Código de Ética profissional. Transmitido ao vivo pelo Facebook na página institucional do Cofen, o debate trouxe sugestões, mantendo a essência do texto aprovado na I Conferência Nacional de Ética em Enfermagem.

A versão final do documento será apreciada pela 493ª Reunião Ordinária de Plenária do Cofen, em setembro Saiba mais.

 

9º Senafis discute uso de tecnologias para melhoria na fiscalização

Com o tema “A Tecnologia como instrumento de gestão para sistematizar, unir e avançar no processo de fiscalização”, o Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (9º Senafis) reuniu fiscais, gestores, conselheiros federais e regionais e advogados do sistema para discutir e alinhar avanços no processo de fiscalização. Durante o evento, foi apresentado o Selo de Qualidade da Enfermagem. A cerimônia de premiação FISCALIZE 2017 encerrou a programação do seminário. Confira as iniciativas premiadas.

Dia dos Conselhos de Enfermagem celebra regulamentação profissional

Lei 5.905/73, que cria os Conselhos de Enfermagem, completou 44 anos no dia 12 de julho. Conhecer a história dos Conselhos Regionais nos ajuda a compreender melhor a consolidação da Enfermagem no Brasil. Responsável pela fiscalização profissional, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais atua para garantir a qualidade do exercício profissional, o correto dimensionamento, e as condições de trabalho e assistência. Saiba mais.

Cofen promoverá Seminário Nacional dos Profissionais de Enfermagem Militar

Nos dias 18 e 19 de setembro, a capital carioca receberá o I Seminário Nacional dos Profissionais de Enfermagem Militar do Cofen. O evento, pioneiro na área, pretende debater a construção de legislações e resoluções do Cofen, com base nas diferenças das instituições militares e de seus profissionais. Saiba mais.

Para CAPES, Cofen é exemplo de fomento ao mestrado profissional

A diretora de avaliação da CAPES, Rita de Cássia Barata, citou o exemplo do Conselho Federal de Enfermagem como referência no fomento de mestrados profissionais, em seminário com orientações sobre propostas de novos cursos de mestrado profissional. O seminário está disponível online.  Saiba mais.

Mestrado profissional em Enfermagem teve 772 inscritos

O mestrado profissional em Enfermagem, parceria entre o Cofen e a CAPES, recebeu 772 inscritos no processo seletivo das 16 instituições de ensino superior (IES) credenciadas no edital Cofen/Capes 27/2016. O programa, financiado 100% pelo Cofen, oferece gratuitamente aos enfermeiros 500 vagas de mestrado profissional, que serão ofertados em cinco anos. Saiba mais.

Divulgada relação de trabalhos aceitos para o 20º CBCENF

Os congressistas que tiveram seus trabalhos científicos aceitos para o maior evento anual de Saúde na América Latina, o 20° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF, já podem comemorar. A Comissão Científica divulgou lista com o nome dos que tiveram seus projetos aprovados e poderão apresentar seus trabalhos no evento, que acontece no Rio de Janeiro, de 6 a 10 de novembro.

Cofen debate, no Senado, aposentadoria especial a profissionais de Enfermagem

O Cofen participou de audiência pública sobre a aposentadoria especial para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O risco físico e biológico da profissão é o principal argumento do PL, que também estabelece contribuição de 25 anos para aposentadoria. Saiba mais.

Minuta de reformulação da PNAB entra em Consulta Pública

minuta para reformulação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), proposta pelo Ministério da Saúde, ficará em Consulta Pública por 10 dias. A medida foi pactuada na reunião de Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que aconteceu no dia 27 de julho. O objetivo da revisão é afirmar os fundamentos e diretrizes estratégicas para a Política Nacional de Atenção Básica. Saiba mais.