Coren-RS testemunha precariedade em visitas a Pronto Atendimentos
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou, na tarde da última terça-feira (05/07), visitas fiscalizatórias a duas unidades de saúde em Porto Alegre: o Pronto Atendimento (PA) Bom Jesus e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar. As ações foram motivadas por denúncias feitas ao Coren-RS.
Nos dois locais foram constatadas precariedades como falta de segurança, superlotação e déficit de profissionais de Enfermagem. O Conselho foi representado pelo presidente Daniel de Souza, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, pelas enfermeiras fiscais Cátia Alexius e Flávia Carneiro, pela assistente de fiscalização Rita Tamboreno e pela estagiária do Defisc Mara Eich.
No PA Bom Jesus, os funcionários estavam realizando uma paralisação em função da falta de segurança no local. Apenas casos graves estavam sendo atendidos.
Na UPA, o Conselho testemunhou a superlotação que motivou a restrição aos atendimentos no dia. Os usuários estão enfrentando um tempo de espera elevado e tendo que ficar internados em locais inapropriados, como a Sala de Medicação, justamente pela falta de leitos na unidade.
O Conselho dará encaminhamento aos dados coletados, por meio da elaboração de relatórios de visita, e cobrará dos órgãos responsáveis a resolução das irregularidades constatadas. O Coren-RS está sempre ao lado da Enfermagem e atento às condições das instituições de saúde. O objetivo é garantir um atendimento de qualidade e com segurança aos usuários e a atuação legal dos profissionais de Enfermagem, que muitas vezes acabam sendo expostos à sobrecarga e à precariedade.
Fonte: Coren-RS
Outras Notícias
- 14/07/2017 16:34
Coren-PE interdita eticamente dois setores do Cisam - 14/07/2017 09:52
‘Fui guardiã de uma vida’, diz enfermeira que transportou sangue raro - 13/07/2017 17:27
Audiência pública sobre violência cria Núcleo Intersetorial no Ceará - 13/07/2017 16:16
Cofen promoverá Seminário Nacional dos Profissionais de Enfermagem Militar - 13/07/2017 15:21
Comissão intersetorial debate plano nacional pelo fim da tuberculose










