07/08/2018

MuNEAN apresenta exposição itinerante em São Paulo

Exposição "Indumentária do Cuidar" será exibida em homenagem aos 65 anos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (Munean) apresenta exposição itinerante do acervo da Indumentária do Cuidar, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. O evento se dá em comemoração às festividades do Jubileu de Safira: 65 anos.

A exposição será no centro de Memória Dra. Glete de Alcântara, na entrada de acesso aos estudantes e professores, e ficará disponível de 6 a 24 de agosto.

A Escola iniciou as atividades em 1953, sob a direção da professora Glete de Alcântara, com a instalação da primeira turma. Glete preocupou-se em desenvolver um curso de Enfermagem adequado à realidade brasileira, para isso, fez inovações na estrutura didática e administrativa da escola. A professora possuía uma visão ampla com objetivo de preparar os profissionais com capacidade para atender às necessidades nacionais dos serviços de Saúde.

Glete estabeleceu os seguintes objetivos:

Preparar, desenvolver e aperfeiçoar o ensino de Enfermagem;
Preparar enfermeiras e auxiliares de Enfermagem;
Realizar investigações cientificas no campo da Enfermagem;
Contribuir para a solução de problemas da Saúde da comunidade

Elaborou um anteprojeto de lei no qual apresentava os motivos que justificavam as mudanças que julgava necessárias: uma nova abordagem da disciplina  de ciências sociais, que deveria permear todas as outras, a integração dos aspectos preventivos da Saúde com todas as disciplinas e também a inclusão de cursos de psicologia educacional, didática e administração de serviços de Enfermagem hospitalar e Saúde pública, visando o desenvolvimento da aluna como pessoa, cidadã e enfermeira.

 

Período: 6 a 24 de agosto

Funcionamento: segunda a sexta das 8h às 17h.

Fonte: Munean