10/10/2018

Novas sedes de Conselhos de Enfermagem são destaque do informativo

Acompanhe os principais acontecimentos da nossa profissão e as novidades do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

29ª edição – 9/2018

Os convênios para construção, compra e reformas de sedes de Conselhos Regionais são destaque desta edição. Nós, que amamos Enfermagem, reconhecemos que cada Coren deve ter uma estrutura física compatível com a importância que têm os profissionais de Enfermagem. Dando cumprimento ao compromisso da atual gestão do Cofen, foram firmados convênios com o Coren-GO, Coren-AP, Coren-MS e Coren-RO.

Acompanhe, ainda, os principais acontecimentos da nossa profissão e as novidades do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que acontecerá de 26 a 30 de novembro.

Cofen aprova compra e reforma das sedes de Conselhos Regionais

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a celebração de convênios para a construção, compra e reforma da sede de quatro Conselhos Regionais. Nos Conselhos Regionais de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) e do Mato Grosso do Sul (Coren-MS) serão adquiridos novos imóveis, que estão em processo de licitação. A sede do Coren-RO passará por uma reforma completa e ampliação da área física utilizada.

Em Goiás, os profissionais contarão com uma nova sede, construída no setor universitário, local privilegiado e de fácil acesso na capital. Os profissionais poderão monitorar cada fase do projeto pela internet. “Prosseguimos o cumprimento da Carta Programa da atual gestão, fortalecendo o trabalho desenvolvido pelos conselhos regionais, inclusive dotando-os de estrutura física compatível com a importância que têm os profissionais de Enfermagem”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri. Saiba mais.

 

Sete em cada dez profissionais de Saúde já sofreram agressão, mostra pesquisa

Uma iniciativa conjunta do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) lançou uma campanha contra a violência com os profissionais de Saúde. As entidades se uniram para analisar os dados de uma pesquisa realizada com 6.832 pessoas e 71,6% afirmaram já ter passado por situação violenta. Segundo o levantamento, o profissional que mais sofre com as agressões é o de Enfermagem. Saiba mais.

Enfermeira da Marinha coordena o desfile de 7 de setembro, em Belém

A enfermeira Ana Beatriz de Alcântara, Capitão de Mar e Guerra do Quadro da Saúde da Marinha brasileira, comandou o desfile cívico-militar de 7 de setembro, que comemorou os 196 anos da Independência do Brasil, em Belém-PA. Foi a primeira vez que o desfile foi coordenado por uma mulher. A comandante Ana Beatriz é representante da Marinha no Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Saiba mais.

Cofen apoia Projeto Parto Adequado da ANS

A Agência Nacional de Saúde (ANS) apresentou a segunda fase do Projeto Parto Adequado (PPA) ao plenário e Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem. O Cofen declarou apoio à iniciativa, que busca qualificar a assistência materno-infantil, reduzindo o número de cesarianas desnecessárias. O projeto foi desenvolvido por meio de acordo entre a Agencia Nacional de Saúde, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement, com apoio do Ministério da Saúde. Saiba mais.

Lista prévia de trabalhos aprovados para o 21º CBCENF é divulgada

A Subcomissão de Avaliação de Trabalhos Científicos divulgou a lista prévia dos aprovados, após avaliar 2 mil trabalhos. A lista completa será divulgada nas próximas semanas. Em breve será divulgada, também, a programação científica do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) na íntegra. Saiba mais.

Governo estuda tornar obrigatória vacinação de crianças

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde está estudando proposta para tornar obrigatória a vacinação das crianças pelo país. Entre os mecanismos avaliados está o de editar uma norma com o Ministério da Educação para transformar a carteira de imunização em pré-requisito da matrícula escolar. Em dois anos houve uma redução dos índices de cobertura vacinal, o que traz riscos ao retorno de doenças já controladas, além da repetição de epidemias, como a de febre amarela, que atingiu o país nos dois últimos anos. Saiba mais.

Novo lote de inscrições é aberto para o 21º CBCENF

O 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) abriu novo lote de inscrições. São 2,9 mil vagas disponibilizadas a congressistas, que devem ser realizadas mediante envio de comprovação, tais como: residência, passagem, hotelaria, entre outras. Maior evento científico anual da área de Saúde na América Latina, o CBCENF será realizado na cidade de Campinas/SP, no Royal Palm, de 26 a 30 de novembro. Saiba mais.

Enfermeira descobre que novo colega é um bebê de quem ela cuidou

A enfermeira Vilma Wong ficou surpresa ao saber que o novo médico da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), do Hospital Infantil Lucile Packard, na Califórnia, era um dos bebês de quem ajudou a cuidar 28 anos atrás. O médico Brandon Seminatore, que se especializou em neurologia infantil, inclusive tem uma foto em que está deitado no colo de Wong nos primeiros dias de vida. Saiba mais.

Coren-DF cria Comissão Técnica de Saúde da Mulher

O Conselho Federal de Enfermagem participou do 1º Seminário para implementação da Comissão Técnica de Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). O evento debateu os processos de trabalho na configuração de cuidado à Saúde das mulheres a partir da Enfermagem obstétrica, ginecológica e neonatal. A comissão técnica promove melhoria na assistência mediante ações educativas e de apoio à fiscalização. Saiba mais.

Coren-PE inaugura nova sede na zona oeste do Recife

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) começou a funcionar em nova sede. Essa transferência possibilita maior conforto e agilidade no atendimento aos quase 95 mil profissionais de Enfermagem do estado, além de proporcionar uma maior qualidade de vida no trabalho aos servidores do Conselho. Com área total de 665 m², dividida em três pavimentos, o novo prédio está localizado numa das principais vias da zona oeste de Recife. Saiba mais.

Lançamento da campanha de doação de órgãos tem participação do Cofen

O Conselho Federal de Enfermagem participou do lançamento da campanha do Ministério da Saúde de doação de órgãos. A enfermeira chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional do Cofen, Michely Filete, representou o Cofen na cerimônia. A campanha reforçou a mobilização junto à sociedade civil, com o intuito de orientar os familiares sobre os procedimentos que envolvem a doação de órgãos e tecidos. Saiba mais.

Prêmio Kim Mo In pela Inovação abre processo de seleção

O processo de candidatura para concorrer ao Prêmio Kim Mo Im foi aberto. A honraria é concedida a cada dois anos para o enfermeiro que tenha demonstrado inovação e impacto na política. O objetivo do prêmio é fornecer suporte para que o profissional continue investindo em avanços e melhorias na área de inovação. Para ser eleito, todo candidato deve ser enfermeiro e estar autorizado a exercer como tal no seu país. Saiba mais.

 

Fonte: Ascom/Cofen