- Cofen – Conselho Federal de Enfermagem - http://www.cofen.gov.br -

Novembro Azul: os homens contra o câncer

DepCOFEN_Outubro Rosa_Novembro Azul_anuncio revista_MOTE 3_200x266mm [1]ois do Outubro Rosa, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama, o foco agora são os homens. O Novembro Azul tem foco na conscientização do câncer de próstata. Neste ano, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) uniu Outubro Rosa e Novembro Azul em uma campanha que estimula o cuidado e a detecção precoce.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata, conforme dados do Ministério da Saúde. O Novembro Azul busca sensibilizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, “e mais ainda para aqueles que são do fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes”.

Se descoberto precocemente, o câncer de próstata apresenta alto índice de cura, superior à 90%. Quando o câncer de próstata apresenta os primeiros sintomas, a doença muitas vezes já está avançada.  A campanha é realizada por entidades médicas em todo o mundo e, no Brasil, é coordenada desde 2005 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).