21/05/2019

OPAS/OMS faz chamada para submissão de artigos científicos

Os trabalhos, que serão publicados na edição especial da Revista Pan-americana de Saúde, podem ser enviados até 30/9

A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, publicada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), anuncia a chamada de artigos para uma edição especial sobre “Resistência aos antimicrobianos na região das Américas”, que será publicada em 2020.

A resistência aos antimicrobianos é considerada uma das mais sérias ameaças à saúde pública em todo o mundo, com potencial para afetar qualquer pessoa, de qualquer idade e em qualquer país. Sem uma ação urgente e coordenada entre todas as partes interessadas, o mundo caminha para uma era pós-antibiótica na qual infecções comuns, efetivamente tratadas durante décadas, poderão se tornar difíceis e caras de tratar.

Além disso, a resistência aos antimicrobianos tem um sério impacto no desenvolvimento econômico dos países, incluindo na agricultura e na pecuária. Neste contexto, em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação Agricultura (FAO) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desenvolveu o Plano Global de Ação sobre Resistência aos Antimicrobianos, adotado pela Assembleia Mundial de Saúde.

Nesse mesmo ano, os estados membros da OPAS endossaram o plano de ação para Resistência Antimicrobiana. Quase 5 anos mais tarde é hora de conhecer o grau de progresso, os desafios e o impacto das intervenções voltadas para conter a resistência aos antimicrobianos.

A edição especial da Revista Pan-americana de Saúde Pública tem como objetivo compilar e disseminar o conhecimento adquirido nas Américas sobre os aspectos epidemiológicos, microbiológicos, clínicos e socioeconômicos da resistência aos antimicrobianos; sobre as intervenções destinadas a quantificar e reduzir o seu impacto na saúde e na economia; e sobre as formas de conter a resistência do ponto de vista da abordagem multissetorial da OMS “Uma saúde”. O volume abordará não apenas a resistência bacteriana aos antibióticos, mas a resistência a drogas antivirais, incluindo antirretrovirais a antituberculose.

Serão aceitos artigos originais, revisões sistemáticas, artigos de opinião e análise, relatórios especiais, comunicações breves ou temas de atualidade, cujas características estão descritas nas instruções para os autores. Eles podem estar em espanhol, inglês ou português. As regras gerais para a submissão de manuscritos são descritas nessas instruções. É necessário indicar na carta de apresentação e na interface de submissão eletrônica que o artigo é destinado à edição especial sobre Resistência aos antimicrobianos na região das Américas. O processo de seleção dos manuscritos seguirá os procedimentos de revisão por pares da revista.

O prazo para envio vai até 30 de setembro de 2019.

Para sanar dúvidas e obter mais informações, os interessados podem enviar e-mail para contactorpsp@paho.org.

Fonte: Ministério da Saúde