21/09/2018

Prêmio Kim Mo In pela Inovação abre processo de seleção

O prêmio é destinado ao enfermeiro que tenha demonstrado inovação e impacto na política

O processo de candidatura para concorrer ao Prêmio Kim Mo Im já está aberto. A honraria é concedida a cada dois anos para o enfermeiro que tenha demonstrado inovação e impacto na política.

O objetivo do prêmio é fornecer suporte para que o profissional continue investindo em avanços e melhorarias na área de inovação.

Para ser eleito, todo candidato deve ser enfermeiro e estar autorizado a exercer como tal no seu país. Além disso, é necessário estar em dia com suas obrigações em uma Associação Nacional de Enfermeiros (ANE), afiliada ao Conselho Internacional de Enfermagem (CIE).

É necessário demonstrar uma conquista e repercussão para Enfermagem e inovação em Saúde e políticas públicas no âmbito da atenção à saúde e formação. A inovação política deve ser focada em alguma questão global chave e manter relação com a estratégia estabelecida pelo CIE.

Para participar do processo de seleção é necessário preencher o formulário disponível no site do CIE até 30 de setembro de 2018.

As inscrições poderão ser feitas individualmente ou em grupos de até três enfermeiros. A candidatura será avaliada com base nos seguintes critérios: nível de inovação, magnitude da implementação e potencial impacto (local, nacional, internacional, proposta). O vencedor receberá uma bolsa de 10 mil dólares para avançar com o projeto.

Kim Mo In – A enfermeira Kim Mo Im é pioneira e líder em diversas áreas de desenvolvimento social e de Saúde. Foi a primeira enfermeira coreana nomeada ministra da Saúde. Ela também foi membro do Painel de Especialistas em Enfermagem da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante 20 anos e presidente do CIE entre 1989 e 1993.

Sua contribuição é refletida em prêmios internacionais, incluindo o prêmio da OMS a Saúde e a Medalha Nightingale. Kim doou seus bens para a Universidade Yonsei e, em sua homenagem, um instituto de pesquisa em Enfermagem foi estabelecido com seu nome.

Fonte: Ascom/Cofen