23/07/2021

Presidente do Cofen visita sede do Coren-PE

Visita buscou apresentar novo plenário e evidenciar desafios estruturais enfrentados pela gestão

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, realizou visita institucional à sede do Conselho Regional de Pernambuco (Coren-PE), na capital Recife, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23). O encontro, que também contou com a presença do chefe de gabinete do Cofen, Magno Guedes, ocorreu devido a uma solicitação da nova diretoria, com o objetivo de apresentar a gestão e as condições gerais do Regional. Atualmente, o Conselho enfrenta problemas estruturais, com sede incapaz de oferecer acolhimento e atendimento adequado aos profissionais de Enfermagem do estado.

Presidente do Cofen conheceu novo plenário do Coren-PE e a atual sede, alugada desde 2018

No primeiro dia de visita, a presidente do Cofen conheceu o novo plenário e a atual sede do Coren-PE, responsável pelo atendimento dos 119.277 profissionais inscritos em Pernambuco. Alugada em 2018, ela apresenta estrutura incompatível com a demanda de atendimento exigida pelo estado, um dos mais atingidos pela pandemia, segundo o Observatório da Enfermagem do Cofen.

Em reunião com a diretoria, também foram discutidos os desafios e conquistas da nova gestão durante os sete meses de mandato, bem como questões técnicas e políticas. “Estamos aqui para conhecer de perto a realidade do Coren-PE e reafirmar o nosso apoio incondicional aos Conselhos Regionais. O Cofen vem seguindo uma dinâmica que busca oferecer suporte aos Corens, visando garantir o bom funcionamento e um eficiente atendimento aos profissionais de Enfermagem”, evidenciou Betânia Santos.

Sede própria deve passar por reformas e voltar a oferecer serviços à comunidade de Enfermagem de Pernambuco

Na manhã desta sexta-feira (23/7), a presidente do Cofen visitou a antiga sede do Coren-PE, um casarão histórico localizado no bairro da Boa Vista, no centro do Recife. Propriedade do Conselho, o local está há cinco anos inutilizado e apresenta más condições de uso.

De acordo com Ana Paula Ochoa, do Núcleo de Ética e Disciplina Profissional do Coren-PE, o local não possui espaço suficiente para atender de forma satisfatória os profissionais. “A ideia é que a nossa sede passe por reformas e adquira condições de manter o setor administrativo do Conselho, oferecer cursos e eventos de capacitação e abrigar um museu da Enfermagem pernambucana”, salientou.

“Com esta visita, buscamos apresentar ao Cofen nossa estrutura patrimonial, que enfrenta sérios problemas. Entendemos que sem esse auxílio não conseguiremos fazer o que a Enfermagem do nosso estado necessita. Agora, temos planos de restaurar nossa sede e de construirmos um novo espaço, capaz de proporcionar atendimento apropriado e mais qualidade de trabalho aos servidores”, destacou Gilmar Júnior, presidente do Coren-PE.

 

Fonte: Ascom - Cofen