15/05/2017

Rondônia recebe a 489ª plenária do Conselho Federal de Enfermagem

A ROP acontecerá de segunda a sexta-feira dessa semana (15 a 19/05), em Porto Velho

Presidente do Cofen, Manoel Neri, prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e o reitor da Universidade Federal de Rondônia, Ari Miguel Teixeira

A capital de Rondônia, Porto Velho, recebe de segunda a sexta- feira (15 a 19/05), a 489ª Reunião Ordinária de Plenária (ROP), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A abertura da ROP aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), no auditório do Hotel Oscar. Além da presença do presidente do Cofen, Manoel Neri, conselheiros federais, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Ana Paula Santos Cruz, e a vice-presidente, Patrícia Ribeiro, a plenária contou ainda com a presença do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves e do reitor da Universidade Federal de Rondônia, Ari Miguel Teixeira.

A presidente do Coren-RO, Ana Paula Santos, deu as boas-vindas ao plenário do Cofen e ressaltou a importância que tem sido a parceria entre o Cofen e os Conselhos Regionais, considerando relevante a realização de plenárias descentralizadas, o que tem possibilitado a discussão de temas necessários e importantes para os profissionais.

Manoel Neri falou sobre a atuação do Cofen em diversas áreas, como nas campanhas que vem sendo intensificadas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, citando a Campanha contra o Ensino à Distância em Enfermagem- EaD, a qual tem alcançado resultados positivos no âmbito nacional em prol da Enfermagem.

Em sua fala, o prefeito Hildon Chaves destacou que, em relação à saúde, ainda tem muito o que se fazer, mas que aos poucos a​​​​​​s conquistas vão avançando. Hildon parabenizou a participação de Neri que, a frente do Cofen, vem conquistando espaço e significativas conquistas para a categoria. Ele ainda frisou que a Enfermagem tem tido um importante papel na busca da universalização do Sistema Único de Saúde (SUS).

A realização de plenárias em diferentes regiões do Brasil busca ampliar a interlocução do Cofen com os profissionais e com os Conselhos Regionais. Além de processos éticos e questões administrativas, estão em pauta atos normativos como minuta de Resolução sobre Ética e Mídias Sociais.

Fonte: Coren - RO