16/05/2017

Eventos do Coren-SC abordam Sistematização e Dimensionamento

Cerca de 90 participantes compareceram

Os eventos promovidos pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) durante a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem foram iniciados em São Miguel do Oeste, onde ocorreu um Encontro sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Oficina de Dimensionamento, atendendo a Resolução 527/2016.

A presidente do Coren-SC, Helga Bresciani, coordenou os trabalhos e fez a palestra sobre Sistematização. “Para dar visibilidade ao trabalho dos profissionais de Enfermagem é preciso mostrar aos gestores os registros realizados e isso se faz com a Sistematização”, disse.

O evento ocorreu no campus da Unoesc e teve a participação de cerca de 90 profissionais. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc, Ana Maria Mozer, esteve presente, assim como as conselheiras do Coren-SC Otília Rodrigues e Priscila Rodrigues e a enfermeira fiscal Carolise Basso. Este foi o 5º Encontro de  Enfermeiros Responsáveis Técnicos em que foram debatidos os temas junto a Gerentes de Enfermagem, Enfermeiros,  Técnicos de Enfermagem das unidades hospitalares, unidades especiais e também da Atenção Básica, além de estudantes.

A SAE é a organização e a execução do processo de Enfermagem, com visão holística, composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Resolução 358/2009. É a essência da prática da Enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, mas depende da política da instituição, da liderança de Enfermagem, da liberdade de tomar decisões, da socialização do conhecimento sobre o tema e da vontade de percorrer todo o processo de mudança.

Durante a tarde ocorreu a Oficina de Dimensionamento para que todos pudessem conhecer mais sobre este cálculo que é feito da necessidade de pessoal com base no tempo necessário para cada procedimento e no grau de dependência dos pacientes. Os participantes foram divididos em grupos tendo a orientação das conselheiras e enfermeiras fiscais do Coren-SC.

Fonte: Coren-SC