06/10/2016

XI Mostra Científica da Unimontes destaca a formação do enfermeiro

O evento reúne 290 participantes, entre professores, acadêmicos, pesquisadores, pós-graduandos e convidados, entre os quais conselheiros estaduais e federais de Enfermagem
foto-dra-orlene

Presidente do Coren-MG, Marcos Rúbio, conselheira federal, Orlene Veloso, e editor-chefe da Revista Enfermagem em Foco, Joel Mancia

O compromisso com o desenvolvimento de pesquisas – associado à qualidade da formação acadêmica para a melhor inserção profissional – foi o principal assunto abordado na solenidade de abertura da XI Mostra Científica de Enfermagem, na tarde desta quarta-feira (5/10), no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros. O evento reúne 290 participantes, entre professores, acadêmicos, pesquisadores, pós-graduandos e convidados, entre os quais conselheiros estaduais e federais de Enfermagem.

Simultaneamente, acontece a VI Mostra Paralela de Vídeos em Saúde e a IV Mostra de Monografias, Dissertações e Teses, com 150 trabalhos inscritos. A programação prossegue até a sexta-feira (7/10), com destaque também para a oferta de minicursos.

Os três eventos são alusivos às comemorações pelos 20 anos de implantação do curso de Enfermagem da Unimontes, o primeiro na região. “Absolutamente contemporânea, a graduação no âmbito de nossa universidade se confunde com a história da Enfermagem no Norte de Minas, especialmente pela aplicação de pessoas determinadas ao enfrentamento das dificuldades”, disse o reitor, professor João dos Reis Canela, que presidiu a solenidade de abertura do evento.

Na oportunidade, em nome da comunidade acadêmica, o reitor fez uma homenagem à professora e enfermeira Roseni de Sena, diretora geral da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, que faleceu no último dia 26, aos 65 anos, em Belo Horizonte. Foi respeitado um minuto de silêncio.

Durante a abertura, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), Marcos Rúbio, destacou o evento como exemplar para a união dos enfermeiros no Estado, sobretudo para a maior representação nas esferas administrativas. “A ideia de que o enfermeiro precisa ser reconhecimento profissionalmente deve acontecer ainda na formação acadêmica”, resumiu.

mostra_enfermagem

Mostra foi aberta nesta quarta (5/10) e prossegue até a sexta, com 290 inscritos

O vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, fez menção ao tema central do evento (A Arte de Cuidar) como uma reflexão às dinâmicas do curso, do trabalho profissional e das pessoas, sem distinções entre as áreas do conhecimento.“Que a Universidade contribua cada vez mais com a valorização da Enfermagem”, completou.

“A coragem, o comprometimento e a responsabilidade de nossos professores e alunos do curso de Enfermagem são exemplares”, completou a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Graciana Guerra David.

Dinâmico

Chefe do Departamento de Enfermagem e representante de Minas Gerais no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a professora Orlene Veloso Dias reconheceu o trabalho dos precursores para a criação de um curso dinâmico, compromissado com a formação profissional para as mais diversas áreas, desde a gestão, o trabalho assistencial, docência e a investigação científica. Coordenadora Cientifica da XI Mostra, a professora Carla Silvana OIiveira e Silva fez menção às parcerias exitosas do curso com a gestão da Unimontes e destacou a associação entre ensino, pesquisa, extensão e serviços na formação acadêmica no âmbito do curso.

Também participaram da solenidade de abertura da mostra as professoras Elba Coelho Gonçalves (coordenadora geral da XI Mostra Científica), Renata Patrícia Fonseca Gonçalves (coordenadora do curso de Enfermagem), Fernanda Marques da Costa (coordenadora técnica da XI Mostra), além do Joel Rolim Mancia, editor da Revista do Cofen, quem proferiu a palestra de abertura – “A Produção Científica de Enfermagem”.

Confira programação completa no site oficial do evento.

Fonte: Unimontes