18/09/2019

1º Vice-Presidente da Câmara recebe representantes do Cofen e Coren-PA

Encontro abordou as principais pautas da Enfermagem, na manhã desta quarta-feira (18)

Reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (18)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (18), com 1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (PRB-SP). Na oportunidade, foram pautados os projetos de interesse da Enfermagem, em especial as 30 horas semanais e o piso salarial para a Enfermagem.

A reunião, que foi intermediada pelo deputado federal Vavá Martins (PRB-PA) e o deputado estadual Fábio Freitas (PRB-PA), contou com a participação do presidente do Cofen, Manoel Neri, acompanhado da presidente do Coren-PA, Danielle Cruz.

O 1º Vice-Presidente, Marcos Pereira, sensibilizou-se com as causas da Enfermagem e comprometeu-se a trabalhar na mobilização dos líderes com o objetivo de pautar o projeto. Foi orientado, ainda, que seja realizado um trabalho em conjunto para que parlamentares de todos os estados apoiem os projetos da Enfermagem.

A jornada de 30 horas semanais foi a pauta principal da reunião

“Esses são projetos de interesse da categoria. A jornada de 30 horas semanais, por exemplo, já está regulamentada em alguns municípios do Brasil. O projeto encontra-se em plena condição de ir à votação, bastando apenas que seja colocado na pauta do dia”, ressaltou Neri.

A presidente do Coren-PA, Danielle Cruz, lembrou que esse projeto tramita há algum tempo em seu estado. “Precisamos que as 30 horas sejam aprovadas em âmbito nacional, abrangendo todos os profissionais do Brasil. Recentemente, foi aprovado no estado do Pará o projeto de lei que regulamenta a jornada para os profissionais”, disse.

Estiveram presentes, também, o conselheiro federal Antônio Marcos, o chefe do departamento de exercício profissional, Walkirio Almeida e o conselheiro regional Horácio Bastos, juntamente com o assessor do Coren-PA, Marcelo Mendes.

O Cofen intensificará a mobilização em torno do projeto, articulando com os líderes de partido a inclusão na ordem do dia.

Fonte: Ascom - Cofen