06/06/2018

20º Assembleia de Presidentes reúne Conselhos Regionais

Presidentes dos conselhos de Enfermagem estabelecem estratégias para garantir prerrogativas profissionais

Presidente do Cofen, Manoel Neri, conduziu a assembleia

Presidentes dos conselhos federal e regionais debateram, nesta terça-feira (5), na 20º Assembleia de Presidentes realizada na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), estratégias jurídicas e políticas em defesa do livre exercício profissional da Enfermagem. O presidente do Cofen, Manoel Neri, conduziu a assembleia abrindo com os informes sobre temas como projetos de lei e o congresso.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Ivete Santos, falou sobre o piso salarial ético: “Precisamos chegar em uma referência salarial para a Enfermagem, articulando com os sindicatos e trabalhando parâmetros para plantão e honorário. O conselho está atento também a sugestões que os profissionais manifestam”.

Também foram apresentadas propostas para aproximar os regionais, através da melhoria da comunicação e do compartilhamento das realidades, para que os resultados sejam eficientes.

Grupos de trabalho apresentaram, ainda, o andamento de projetos como a Comissão Nacional de Residência – Conarenf, coordenada pelo conselheiro Ronaldo Beserra. O Cofen foi pioneiro na implantação do programa de residência, que agora é multiprofissional.

O Protocolo da Atenção Básica do Estado da Paraíba, realizado pela enfermeira Yara Lúcia, mostrou o diferencial que marcou a Enfermagem, criando a Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) e diversos outros projetos que fazem parte da estratégia de saúde da família na Paraíba. Já o grupo de trabalho do desenvolvimento de sistemas apresentou um método, criado em equipe, que visa unificar e gerar economia para o serviço de todos os Conselhos Regionais.

A vice-presidente do Cofen Nádia Ramalho finalizou o encontro destacando a avaliação positiva dada pelo Tribunal de Contas da União – TCU à gestão dos conselhos de Enfermagem, que foi considerada avançada em diversos quesitos em relação a outros conselhos.

 

Fonte: Ascom/Cofen