12/09/2022

24º CBCENF discute uso da ultrassonografia no pré-natal

Uso do equipamento, regulamentado pelo Cofen, é realizado desde 2014 e garante acesso à saúde qualificada

Encontro ressaltou importância da Enfermagem Ginecológica

O 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) promoveu, nesta segunda-feira (12), o curso “Consulta de Enfermagem à mulher no pré-natal e planejamento familiar com a ultrassonografia”. O uso do ultrassom pelo enfermeiro obstétrico na assistência primária é realizado no Brasil desde 2014 e normatizado pela Resolução Cofen 627/2020.

“O objetivo desse curso é ampliar a força de intervenção da Enfermagem no pré-natal, sendo possível identificar e rastrear possíveis riscos à saúde. Precisamos inovar para trazer um cuidado seguro e qualificado para as mulheres”, afirmou o coordenador da Comissão Nacional da Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (CNSM/Cofen), Herdy Alves.

Dez municípios já realizam a capacitação profissional, fornecida pelo Hospital Sofia Feldman com apoio do Cofen, para enfermeiras obstetras utilizarem a ultrassonografia na consulta de Enfermagem e auxiliar na tomada de decisões rápidas e seguras. O moderador do curso, Reginaldo Ferreira, destacou que o profissional de Enfermagem Obstétrica não é ultrassonografista. “Nós apenas utilizamos a tecnologia para fornecer mais acesso às gestantes”, explicou.

De acordo com estudo “Atualização das Competências Essenciais da ICM para Prática Básica de Obstetrícia”, a ultrassonografia pré-natal foi apoiada como uma habilidade avançada (76,6%) ou específica do país (18,8%), que as parteiras poderiam adquirir, para promover um acesso maior para as gestantes.

A Enfermagem Ginecológica amplia o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos, além de reduzir o índice de mortalidade materna através do planejamento familiar. “Essa discussão é muito importante para que a Enfermagem, que é o pilar do cuidado, busque melhorar a assistência e inove a profissão”, concluiu Vera Bonazzi, integrante da CNSM e responsável técnica do Hospital Sofia Feldman.

 

Fonte: Ascom - Cofen