15/06/2022

3ª edição do Fórum de Atenção Primária ressalta importância da telenfermagem

Eventou discutiu o êxito da técnica para direcionamento correto de pacientes

Próxima edição do fórum acontece dia 18 de agosto

A Câmara Técnica de Atenção Básica do Conselho Federal de Enfermagem (CTAB/Cofen) realizou, nesta terça-feira (14), a 3° Edição do Fórum Permanente de Atenção Primária à Saúde (APS) e Imunizações. A temática tratada foi a telessaúde no âmbito da Enfermagem na APS.

De acordo com a Câmara Técnica, a finalidade do evento é proporcionar um espaço de troca de experiências, conhecimentos e apoio dos profissionais. O Conselheiro Federal Vencelau Pantoja afirmou que a realização dos fóruns permanentes aprimoram a categoria: “Esse tipo de evento faz com que o nome da Enfermagem só cresça”.

A discussão teve como gancho principal a Resolução Cofen 696/2022, que normatizou a atuação da Enfermagem na Saúde Digital e o compartilhamento de experiências de teleconsultas com êxito em vários estados do Brasil. “No contexto da pandemia, a telenfermagem foi uma maneira de garantir o cuidado ao diminuir a circulação de pessoas com sintomas da covid-19 e, com o tempo, acabou se mostrando relevante para continuar com a atuação”, afirma a coordenadora do grupo de trabalho que elaborou a minuta da resolução, Juliana Cipriano. 

A discussão teve como gancho principal a Resolução Cofen 696/2022

O evento também ressaltou a importância da telessaúde, como alternativa para garantir acesso aos serviços de saúde, em situações de impossibilidade de atendimento presencial e o encaminhamento direto de forma virtual para a solução de problemas. “Vale reforçar que o caráter da teleconsulta é complementar e não substitutivo ao presencial”, pontua Juliana. 

A prática de Telenfermagem engloba Consulta de Enfermagem, Interconsulta, Consultoria, Monitoramento, Educação em Saúde e Acolhimento da Demanda Espontânea, mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A próxima edição do fórum acontecerá no dia 18 de agosto às 15h pela multiplataforma CofenPlay, com o tema “Acolhimento a pessoas em situações de risco e vulnerabilidade”.

Fonte: Ascom - Cofen