05/02/2013

A prática da assistência em Enfermagem em cinco lançamentos da Editora Elsevier

No site www.elsevier.com.br/enfconsult), o leitor encontra material multimídia com acesso gratuito e conteúdos complementares ao livro adquirido

Para orientar a prática da Enfermagem, cinco novidades da Elsevier na área apresentam métodos e habilidades necessárias para a realização de planos de assistência de Enfermagem; três são traduções e os outros dois livros são de conteúdo produzido por especialistas brasileiros.

As traduções ficaram a cargo de autores de referência internacional e nacional e incluem conceitos e técnicas aprovadas por instituições mundialmente reconhecidas, tais como NIC (Classificação das Intervenções de Enfermagem ou Nursing Intervations Classification) e NOC (Classificação dos Resultados de Enfermagem ou Nursing Outcomes Classification), entre outras. Essas nomenclaturas sistematizam as intervenções realizadas pelos enfermeiros e avaliam os resultados obtidos no estado do paciente após tais intervenções.

Estudantes e profissionais de Enfermagem vão encontrar nos livros nacionais o que há de mais completo em referência bibliográfica para a área, com aplicação direcionada e exclusiva à realidade brasileira: Saúde Coletiva – Linha de Cuidados e Consulta de Enfermagem é o primeiro título com este enfoque no país e Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem – Subsídios para sistematização da prática profissional é uma coedição com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Os títulos reforçam ainda o compromisso da Editora de disponibilizar conteúdos que apoiam e valorizam práticas indispensáveis ao desenvolvimento da profissão. No site EnfConsult (www.elsevier.com.br/enfconsult), o leitor encontra material multimídia com acesso gratuito e conteúdos complementares ao livro adquirido, além da possibilidade de praticar os exercícios propostos.

Em 2013, a Elsevier está lança também a campanha “Eu Amo Enfermagem”, que ressalta a importância do trabalho, o orgulho e a responsabilidade dos enfermeiros em cuidar da vida humana.

Confira as novidades:

Exame físico e avaliação de saúde para Enfermagem
6ª edição

AUTORA: Dr.ª Carolyn Jarvis, enfermeira e docente da Universidade de Illinois Wesleyan.

Único tratado a apresentar o passo a passo dos exames físicos e semiológicos, com 200 novas imagens e vídeos de como realizá-los. O
enfermeiro e o estudante de enfermagem aprenderão a executar os procedimentos através dos sistemas apresentados e identificarão as peculiaridades da avaliação física nos diferentes ciclos de vida, aprimorando o poder de observação da saúde do paciente, tema presente no livro da mesma autora, lançado em 2012 pela Elsevier. Um dos grandes ganhos do estudante de enfermagem, por exemplo, é a confiança e agilidade nos diagnósticos, graças à correlação das observações físicas com os principais diagnósticos sistematizados da área (NANDA).

Cada capítulo tem um sumário dividido em cinco setores destacados por barras coloridas que otimizam a busca por assunto. São elas: estrutura e função (anatomia e fisiologia), dados subjetivos (história da saúde por meio de questões e explicações), dados objetivos (habilidades, resultados e achados de exames), documentação e raciocínio crítico (casos clínicos e amostras) e achados anormais (tabelas de arte e fotografias das alterações anatômicas e funcionais).

A 6ª edição do livro da renomada autora Carolyn Jarvis apresenta novidades, como capítulos dedicados à avaliação do adulto hospitalizado e ao uso abusivo de álcool e drogas, além de informações sobre genética e obesidade. O conteúdo on line exclusivo encontra-se no site Enf CONSULT (www.elsevier.com.br/enfconsult), com vídeos legendados de exame físico do corpo humano em toda sua extensão, como forma de melhor compreender as técnicas apresentadas no livro.

Páginas: 912 // Formato: 22x28cm //Preço: RS 229

Saúde Coletiva
Linha de cuidados e consulta de Enfermagem

AUTORES: Dr. Álvaro da Silva Santos, pós-doutor em Serviço Social, docente da UFMT e diretor científico da Revista Saúde Coletiva;
Dr.ª Marcia Regina Cubas, docente da PUC-PR, trabalha com a sistematização da enfermagem em saúde coletiva e CIPESC.

O primeiro livro dedicado ao tema saúde coletiva no Brasil apresenta as principais atividades desenvolvidas pelo enfermeiro com pacientes crianças, adolescentes, mulheres, homens trabalhadores e idosos, além das áreas prioritárias, entre elas saúde ambiental e saúde mental. Aborda também a consulta de enfermagem em todas as áreas da saúde coletiva e trata das linhas de cuidados dos programas do Ministério da Saúde. Os autores trazem não somente atualizações literárias/científicas para os enfermeiros como suas experiências em consultas de enfermagem e na atenção prioritária à saúde, incluindo a participação de Álvaro da Silva Santos no Programa Saúde da Família e da autora na diretoria da ABEn.

Indicada tanto para estudantes de enfermagem, como para professores universitários e profissionais a obra está divida em quatro seções. A primeira traz os conceitos e mostra os aspectos gerenciais da consulta de enfermagem para valorizar a categoria profissional na atenção primária à saúde. Com a finalidade de consolidar o trabalho do enfermeiro na saúde coletiva praticada no Brasil, o título tem os princípios das redes de unidades básicas de saúde e das estratégias da saúde da família e de agentes comunitários.

Na segunda seção, há a aplicação das classificações internacionais para a prática de enfermagem, com o vocabulário de praxe utilizado em saúde coletiva. A terceira trata das vulnerabilidades e necessidades específicas dos pacientes em variadas faixas etárias, e a quarta concentra-se nas relações entre linhas de cuidado e a saúde mental e a ambiental. “O livro tem o objetivo de unir a prática da enfermagem acima das corporações, das falsas ideologias e das forças de exclusão.

Queremos que o leitor encontre a ética da urgência para atender com qualidade todas as famílias brasileiras”, afirma Álvaro da Silva Santos, um dos editores da obra.

Páginas: 304 // Formato: 16x23cm //Preço: RS 89

Ligações NANDA NOC–NIC
Condições clínicas suporte ao raciocínio e assistência de qualidade

ORGANIZADORA: Dr.ª Marion Johnson, docente emérita da Universidade de Iowa.

Única obra a relacionar e descrever totalmente as três linguagens de enfermagem mundialmente reconhecidas: NANDA- I, Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) e Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). Considerado um clássico, é adotado em faculdades do Brasil por reunir as principais nomenclaturas da enfermagem, consolidando a Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE).

Escrito pelos autores das obras da NOC e NIC, esta nova edição do livro, organizada por Marion Johnson, é dividida em quatro partes. A primeira traz como novidade a descrição e análise das linguagens, incluindo o sistema eletrônico de informação. A segunda faz as relações entre diagnósticos da NANDA-I, resultados da NOC e intervenções da NIC. Foram incluídos novos capítulos sobre raciocínio clínico, revisão de fisiopatologia e ligações para diagnósticos de riscos e de custos elevados, como a doença pulmonar obstrutiva e artroplastia total. A terceira parte é exclusiva desta edição e traz a descrição das dez condições clínicas mais frequentes, acrescida de planos de assistência com uso das linguagens NOC e NIC. A quarta parte contém os apêndices com a lista das definições da NOC e NIC.

Páginas: 448 // Formato: 17x24cm //Preço: RS 145

Diagnósticos, intervenções e resultados de Enfermagem Subsídios para a sistematização da prática profissional

ORGANIZADORAS: Dr.ª Telma Ribeiro Garcia, enfermeira, diretora de pós-graduação da UFPB e de Publicação e Comunicação Social da ABEn; Dr.ª Marcia Regina Cubas, enfermeira e docente da pós-graduação em Tecnologia em Saúde da PUC-PR e membro da ABEn.

A obra é coeditada com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e foi lançada no 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado em 2012 em Porto Alegre (RS). Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem fornece uma abordagem completa de todo processo envolvido no cotidiano da profissão. O título recebeu destaque entre os lançamentos oficiais do Congresso, ao expor 699 diagnósticos, 1312 resultados e 2625 intervenções na área em diferentes cenários da Enfermagem brasileira, incluindo ensino, clínica, pesquisa e administração/gerenciamento do cuidado de Enfermagem.

Nesta obra são apresentadas as nomenclaturas Nanda, NOC e NIC e utiliza as taxonomias CIPE®; CIPESC®; NANDA II com a finalidade de construir os diagnósticos, resultados e as intervenções que melhor se aplicam à realidade brasileira. O livro é um instrumento de consulta e apoio para quem exerce a prática de cuidar de pessoas, famílias e grupos humanos, individual ou coletivamente.

A sistematização da assistência de enfermagem possibilita a organização do cuidado profissional, “quanto ao método, pessoal e instrumentos”, ao mesmo tempo em que viabiliza o desenvolvimento do processo de enfermagem no cotidiano do cuidado à saúde, para assim atender uma necessidade social em saúde de ofertar cuidados técnicos qualificados como parte da totalidade da atenção à saúde. Os capítulos são organizados pelas necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais. Os profissionais são estimulados a contribuir com novos métodos de cuidado.

O título apresenta espaços indicados pela chamada “atenção” para o registro de situações não contempladas na edição. “Esta obra apresenta relações de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem que facilitarão o pensamento crítico e a tomada de decisão clínica, bem como o registro sistemático da prática profissional, aspecto imprescindível para a conquista da autonomia e da visibilidade da Enfermagem”, afirma Telma Ribeiro Garcia, organizadora do livro e membro da ABEn.

Páginas: 192 // Formato: 14x21cm //Preço: RS 59

Manual Clínico de Enfermagem Pediátrica
8ª edição

AUTORAS: David Wilson e Marilyn J. Hockenberry, diretora de enfermeiros do Texas Children’s Cancer Center.

Estudantes e enfermeiros especialistas no cuidado à criança têm em mãos um manual para informações clinicamente relevantes e adaptadas à realidade brasileira. Em um único compêndio, este é um guia de procedimentos para cuidado das crianças e dos familiares. Os autores diferenciam procedimentos realizados em hospitais, clínicas, comunidades ou em casa e divulgam ferramentas de avaliação, orientações e dados de referência para o profissional de enfermagem.

Dividido em seis Unidades, traz entre as suas inovações fotos em cores com as condições dermatológicas mais comuns; diretrizes de cuidado e instruções de orientação ao paciente acerca das intervenções; além de alertas de segurança para diminuir os danos aos pacientes. Na Unidade I, criança e família são avaliadas em uma anamnese; a Unidade II fala de saúde preventiva e checa, por exemplo, se a nutrição do bebê está adequada; a terceira unidade aborda o manejo e a avaliação da dor em recém-nascidos, crianças e adolescentes; a Unidade IV sintetiza os procedimentos mais comuns realizados; a Unidade V cuida de diagnósticos de acordo com normas e nomenclaturas internacionais. A sexta unidade ajuda a interpretar dados laboratoriais e inclui uma tabela de referência dos dados.

Páginas: 496 // Formato: 16x23cm // Preço: 79

Sobre a Elsevier

No Brasil, a Elsevier publica os principais livros da área de saúde e consagrados há centenas de anos em todo o mundo – a maioria deles acompanhados de material complementar na web. A editora também produz revistas científicas de importantes sociedades médicas, oferece uma série de produtos eletrônicos e digitais inovadores, como o Science Direct, o ClinicalKey, o Scopus e databases bibliográficas, além de serviços e soluções e conteúdos específicos para a indústria farmacêutica.

Na área de Enfermagem, apenas em 2012, a Editora lançou dez títulos para enfermeiros e estudantes com o objetivo de muni-los com a melhor informação para sua formação e prática diária. Os títulos têm material complementar gratuito 24h no site Enf CONSULT (www.elsevier.com.br/enfconsult). Além de sanar dúvidas, é ferramenta de atualização constante da área.

Acesse a página do Curso/Evento:
http://www.elsevier.com.br/enfconsult