Acordo Cofen-Capes vai oferecer vagas de doutorado no Amazonas
Com o objetivo de promover o avanço na formação de enfermeiros no Amazonas, o acordo de cooperação técnica entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com a Coordenação de Programas de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) irá oferecer por meio da UNESP/Botucatu, 10 vagas de doutorado profissional para enfermeiros no Amazonas .
Essa iniciativa é um marco para a região, pois representa um estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico na área da Enfermagem, além de contribuir diretamente para a melhoria da assistência à saúde da população amazonense.
“Recebemos a notícia nesta terça-feira com muita alegria pois sempre incentivamos o crescimento técnico e científico da Enfermagem. Por isso é um orgulho para nós, como representantes da autarquia, poder fomentar a formação de doutores do SUS, promovendo práticas avançadas e principalemte a melhoria na assistência de Enfermagem para a população”, comemorou Sandro André, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas.
O convênio Cofen-Capes é referência. 479 enfermeiros já se graduaram mestres pelo programa. De acordo com Neyson Freire, fiscal do convênio, a previsão é que o edital de seleção das universidades seja publicado até junho, e a seleção dos primeiros pesquisadores aconteça ainda neste ano.
Novo acordo – Em sua quarta edição, o convênio Cofen/Capes vai financiar 400 vagas de mestrado profissional, além de 100 vagas de doutorado profissional para enfermeiros com atuação na rede pública ou instituições que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo foi aprovado durante a 552ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP).
Fonte: Coren-AM
Outras Notícias
- 05/06/2023 18:29
Conselhos de Profissões Regulamentadas divulgam nota contra graduação EaD - 05/06/2023 17:46
Ministro do Trabalho da Alemanha, Humbertus Heil é recebido pelo Cofen - 05/06/2023 17:41
Conselhos denunciam falta de fiscalização do EaD na Saúde - 05/06/2023 16:03
Enfermagem marca presença na 111ª Conferência Internacional do Trabalho - 05/06/2023 10:50
Cofen participa do I Simpósio de Enfrentamento das Hepatites Virais