14/06/2022

Avanços e conquistas da categoria abrem a Semana da Enfermagem do Coren-RO

Evento contou com a participação de 250 profissionais de maneira presencial e 380 virtualmente através da plataforma CofenPlay

Presidente do Coren-RO destacou a vitória do piso salarial da Enfermagem

Os avanços e conquistas no exercício profissional da enfermagem foi tema da 28ª Semana da Enfermagem do Conselho de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO). O evento aconteceu nesta segunda-feira (13/6), e contou com a participação de 250 profissionais de maneira presencial e 380 virtualmente através da plataforma CofenPlay.

No primeiro dia de evento os participantes puderam apreciar os minicursos “Consultório de Enfermagem: Estratégias e Implicações Legais Para Estruturar o Seu”, ministrado pela Enfermeira e integrante da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo em Saúde do Cofen, Lucielena Maria de Souza; “Gasometria – Interpretação e Parâmetros”, ministrado pelo PHD em Ciências da Saúde, enfermeiro intensivista adulto e neonatal, especialista em UTI adulto, Laurindo Souza e “Urgência e Emergência: Atendimento Pré-Hospitalar e Controle das Hemorragias”, apresentado pelo Membro da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen, Walber Alves.

Vice-presidente do Cofen Antônio Marcos, destacou que o evento marcou a volta dos encontros presenciais

Após declarar aberto os trabalhos da 28ª Semana de Enfermagem, o presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri, evidenciou a importância da valorização do profissional e a defesa do piso salarial da Enfermagem, destacando que o PL 2564/2020 é fruto de muita conversa e de um pacto entre o parlamento, governo e entidades representativas da profissão, resultado dos esforços de construção de pontes com todos os envolvidos, principalmente do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Neri conclamou a Enfermagem a iniciar a ação de valorização. “A postura de autovalorização é item crucial da agenda da Enfermagem brasileira. É um movimento que precisa ser internalizado por cada um de nós, e externalizado, mostrando como contribuímos para os sistemas de saúde. A valorização é o ponto vital da Enfermagem, sem o qual os esforços não terão o devido reconhecimento”, frisou.

Filme “Quando nasce uma Heroína”, história de Anna Nery na guerra do Paraguai.

Representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o vice-presidente Antônio Marcos, agradeceu o convite para a semana da Enfermagem e destacou que a programação contou com palestras brilhantes. “Esse momento é importante, pois marca a volta dos nossos encontros, coisa que achávamos que não ia mais acontecer devido à pandemia e mais do que falar da Enfermagem é valorizar a Enfermagem e este momento nos trouxe exatamente isso, uma ocasião para debatermos tudo que nos une. Nossos avanços e conquistas, bem como nossas lutas por valorização, salário e condições dignas de trabalho e nos torna”, disse.

O evento ainda contou com a exposição do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, sob o título “A indumentária do Cuidar, o curta-metragem em 3D, o filme “Quando nasce uma Heroína”, história de Anna Nery na guerra do Paraguai.

Enfermeira e empreendedora Francieli Antunes evidenciou que o evento foi acolhedor e de excelência

Para a enfermeira e empreendedora Francieli Antunes, que acompanhou toda a abertura, a semana da Enfermagem foi um evento acolhedor e de excelência. “Abordando assuntos atuais como empreendedorismo, o evento deu a oportunidade aos profissionais presentes conhecerem um pouco mais sobre as áreas de atuação que eles podem empreender. Isso facilita para que os enfermeiros que queiram empreender futuramente saibam qual a área de atuação. E com a criação da Comissão de Inovação e Empreendedorismo do Coren-RO, nos permite ter um suporte e contribui ainda mais para os profissionais que estão iniciando no empreendedorismo”, pontuou.

A presidente da Comissão de Eventos do Coren-RO, Quele Vasconcelos, reiterou que o evento foi preparado com muito carinho e as palestras escolhidas contou temas essenciais ao dia a dia dos profissionais. “Foi maravilho ver a participação e interação de todos na nossa semana da enfermagem”.

O evento segue até o dia 15. Na terça, 14, haverá a entrega do prêmio “Enfermagem em Destaque 2022”.

Fonte: Coren-RO