17/10/2019

Campinas recebe Encontro de Enfermagem em Transplantes

Com apoio do Cofen, o XVI Congresso Brasileiro de Transplantes recebe cerca de 1.500 profissionais da área até sábado (19/10)

Janine Schirmer, representante o Cofen, participou da solenidade de abertura

O XV Encontro de Enfermagem em Transplantes reuniu profissionais de diversas partes do Brasil e do mundo, nesta quarta-feira (16/10), para debaterem sobre doação de órgãos, segurança do paciente e prática assistencial. A reunião aconteceu durante o XVI Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado no Royal Palm Hall, em Campinas/SP, que recebe cerca de 1.500 profissionais da saúde até sábado (19/10) e conta com palestras internacionais. O evento tem apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e traz como eixo temático “Inovação e Integração”.

A enfermeira professora doutora Janine Schirmer, também coordenadora do departamento de Enfermagem da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), representou o presidente do Cofen, Manoel Neri, na solenidade de abertura. Ela ressaltou a honra em prestigiar e apoiar o evento. ” Os profissionais da Enfermagem que atuam na área de transplante e doação de órgãos merecem que seu conselho reconheça este trabalho tão fundamental e complexo”, afirmou Janine. Ao final da abertura, houve apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas.

Ainda durante a cerimônia, a presidente do congresso e o presidente da ABTO deram boas-vindas aos participantes e ressaltaram a importância da multidisciplinaridade da área, citando a parceria com o Cofen como exemplo. Também estiveram presentes na abertura a presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), a coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), a coordenadora do Women in Transplantation (WIT) e o secretário municipal de saúde de Campinas, representando o prefeito da cidade.

Estande do Cofen recebe profissionais

Além das palestras, mesas-redondas, painéis, conferências e reuniões, o espaço é aberto para os participantes interessados em mostrarem trabalhos científicos. Já na feira, diversos expositores participam durante os dias de congresso. Com estande próprio, o Cofen aproveita a oportunidade para atender os profissionais e estudantes interessados em conhecer ou saber mais sobre a Campanha Global Nursing Now e sobre o Selo da Qualidade Cofen, inserido no Programa Nacional da Qualidade (PNQ).

Fonte: Ascom - Cofen