14/12/2018

Conselho Nacional de Saúde empossa Cofen como titular

“É um honra poder representar o Cofen nesta função tão importante para as decisões referentes à Saúde no País", afirmou a nova representante do Cofen no Conselho Nacional de Saúde

Enfermeira Elisabete Paz, representante oficial do Cofen no CNS tomando posse

Pela primeira vez na história, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) conquistou uma vaga de membro efetivo do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Nesta quinta-feira (13), Elisabete Paz assumiu, o posto de membro titular da gestão do triênio 2018-20121. A cerimônia de posse aconteceu na noite desta quinta-feira (13), no Hotel Nacional, em Brasília.

A luta, iniciada em 2008, resultou na vitória dos conselhos de Enfermagem, que agora têm voz e voto na principal instância de Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um honra poder representar o Cofen nesta função tão importante para as decisões referentes à Saúde no País. Colocaremos questões relacionadas ao trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, que somam a maior parte dos recursos humanos na área”, afirmou a nova representante do Cofen empossada no CNS.

Conselheiras federais Rosângela (RS) e Maria Luiza (BA) com Elisabete Paz e o represente do Cofen no FENTAS, enfermeiro Régis

Composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da Saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, o CNS é responsável por aprovar, a cada quatro anos, o Plano Nacional de Saúde, além de aprovar o orçamento da Saúde e acompanhar sua execução. Desde 2015, o Cofen integrava a composição do CNS, como suplente.

A eleição da presidência e dos membros da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ocorreu nesta sexta (14), assim como a aprovação do calendário de reuniões e eventos do próximo ano.

Confira a lista de entidades eleitas para o Conselho Nacional de Saúde (triênio 2018-2021).

 

Fonte: Ascom - Cofen