15/08/2022

Cofen apoia o 2º Congresso de Enfermagem Forense

Evento acontece de 17 a 22 de outubro, no interior de São Paulo, com transmissão ao vivo

Para discutir perspectivas e desafios, integrar profissionais e entender a complexidade do fenômeno da violência na Enfermagem Forense, a Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense promoverá, em parceria com a pós-graduação UniEduk e apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o 2º Congresso Internacional de Enfermagem Forense (Cief). O evento acontece de 17 a 22 de outubro, de maneira híbrida.

Com o tema “Enfermagem Forense – Transdisciplinaridade – Direitos Humanos – Ciências Forenses”, a segunda edição do congresso também contará com a realização do  I Encontro Brasileiro de Enfermeiros Forenses e o I Encontro das Ligas Brasileiras de Enfermagem Forense. Serão oferecidas 300 vagas presenciais, em Jaguariúna/SP, e 1000 vagas de forma online. Interessados podem se inscrever através do site.

Enfermagem Forense – O enfermeiro forense é o primeiro contato com a vítima de crimes de violência, podendo coletar subsídios e evitar que o paciente tenha que repetir a história várias vezes, período chamado de “peregrinação”. Além disso, cabe ao profissional coletar, recolher e preservar os vestígios encontrados nas vítimas para auxiliar o sistema judiciário na elucidação de possíveis crimes. Em julho deste ano, o plenário do Cofen atualizou a Resolução 556, que regulamenta a Enfermagem forense, e normatizou a coleta de dados e vestígios para auxílio na solução de crimes, principalmente de violência sexual e doméstica.

 

Fonte: Ascom - Cofen