07/01/2021

Cofen apresenta indicações de uso de EPIs na vacinação contra covid-19

Sugestões foram apresentadas em reunião com o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara

Reunião foi realizada virtualmente nesta quinta (7/1)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou hoje (7/1) de reunião virtual com o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, para discutir a definição dos equipamento de proteção individuais (EPIs) para Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19.

A presidente do Cofen, Nádia Ramalho, defendeu o uso de máscaras, luvas, avental descartável e óculos  ou protetor facial (face shield). “O uso dos EPIs adequados é fundamental para a proteção dos profissionais vacinadores e da própria população”, afirmou a presidente, que reforçou, ainda, a importância do plano logístico para evitar aglomeração e oferta de insumos básicos como álcool 70º, água e sabão, para higienização das mãos. Participaram da reunião a coordenadora da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB), Silvia Neri, e do Comitê Gestor da Crise (CGC/Cofen), Eduardo Fernando.

“Temos não apenas a questão dos EPIs, mas toda a preparação para evitar a contaminação, desde a chegada do nosso paciente na unidade até a sala de vacinação. Criamos um fluxo para evitar a transmissibilidade, incluindo equipes multidisciplinares de resposta rápida”, afirmou o Eduardo Fernando.

As sugestões serão encaminhadas por ofício ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (8/1).

Fonte: Ascom - Cofen