22/06/2018

Cofen aprova a criação da Câmara Técnica de Atenção Básica

A criação da câmara técnica vem ao encontro da proposta do Cofen de ampliação das discussões sobre a atenção básica para a Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a criação da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB) durante a 502ª Reunião Ordinária de Plenário, de 18 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. A criação desta câmara técnica vem ao encontro da proposta do Cofen de ampliação das discussões sobre a atenção básica para a Enfermagem, num momento em que a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB 2017) vem sendo muito discutida pela Enfermagem.

“Na reformulação do regimento Interno do Cofen, em 2012, ainda não estava sedimentado o entendimento da importância da Enfermagem nas políticas de atenção básica. Já em 2017, ele foi consolidado, sendo necessária a criação de um foro específico para discutir esta temática,” ressaltou o conselheiro federal Antonio Coutinho.

A composição da CTAB será definida em reunião posterior. As câmaras técnicas têm a finalidade de serem órgãos consultivos e propositivos ao plenário do Cofen, além de fomentar as discussões da qualidade e desenvolvimento da Enfermagem brasileira.

A CTAB junta-se a outras quatro câmaras técnicas: Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN), Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS), Câmara Técnica de Educação e Pesquisa (CTEP) e Câmara Técnica De Atenção à Saúde (CTAS).

Fonte: Coren-RJ