12/06/2019

Cofen busca apoio de parlamentares para aprovação da Aposentadoria Especial

Objetivo é incluir os profissionais de Enfermagem no regime especial da previdência

Encontro pautou a aposentadoria especial para a Enfermagem

Em busca de apoio de deputados para a inclusão dos profissionais de Enfermagem no regime especial da previdência, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (12), com o presidente nacional do partido Solidariedade e deputado federal, Paulinho da Força.

O conselheiro federal Antônio Marcos, representante do Cofen, participou da reunião e explicou ao parlamentar a importância de a Enfermagem ter a aposentadoria especial aprovada. “Precisamos nos preocupar com as questões sociais da nossa categoria. Como um enfermeiro de 75 anos pode cuidar de um paciente na UTI?”, destacou.

“Cuidamos de pessoas 24 horas do nosso dia. Estamos expostos a agentes químicos, físicos e biológicos. Precisamos oferecer uma assistência segura, livre de danos, imperícia e imprudência”, finalizou o conselheiro federal.

Além de Antônio Marcos, o vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Cláudio Luiz, o enfermeiro Jefferson Caproni e o primeiro-secretário do Coren-MG, Érico Pereira Barbosa, participaram da reunião.

Na tarde desta terça-feira (11), os representantes do Cofen se reuniram, também, com o deputado federal Alexandre Padilha (PT) e o deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ). A agenda, da mesma forma, buscou apoio os parlamentares em favor da aposentadoria especial para a Enfermagem.

Os encontros são tentativas de chamar a atenção dos deputados para a importância de aprovar a Aposentadoria Especial para os profissionais de Enfermagem. A Emenda 17/2019, protocolada no último dia 21 de maio, garante regra de aposentadoria especial aos profissionais de Enfermagem na reforma da previdência e será votada pela Comissão Especial, na Câmara dos Deputados.

A proposta da Emenda Modificativa à PEC 6 é de autoria dos deputados:  Fred Costa (Patriota/MG), Orlando Silva (PCdoB/SP), Soraya Santos (PR/RJ), Carmem Zanotto (Cidadania/SC), Léo Moraes (Podemos/RO), Célio Studart (PV/CE) e Dr. Frederico (Patriota/MG). O conselheiro federal Antônio Marcos também acompanhou o protocolo.

Conheça aqui os integrantes da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 6-A, de 2019, do Poder Executivo, que “modifica o sistema de previdência social”.

Fonte: Ascom - Cofen