09/12/2019

Cofen certifica hospital na Bahia com Selo de Qualidade da Enfermagem

O Itaigara Memorial foi a primeira instituição da Bahia e terceira do Nordeste certificada com o Selo

Itaigara Memorial Hospital Dia foi o hospital homenageado

Aconteceu na última quinta-feira (05), a cerimônia de entrega do Selo de Qualidade do Sistema Cofen/Conselhos Regionais ao Itaigara Memorial Hospital Dia. O Selo foi entregue ao superintendente do Itaigara Memorial, Fábio Brinço e à diretora da Assistência, enfermeira Tânia Chagas.

O coordenador da Comissão Nacional da Qualidade (CNQ), Cláudio Porto, a conselheira federal, Maria Luísa de Castro e a conselheira Cláudia Magalhães, representando a presidente do Coren-BA, Maria Inez de Farias, realizaram a abertura do evento e falaram da importância da certificação do Itaigara Memorial. Ressaltaram também a responsabilidade da chancela dada pelo Cofen, fruto do empenho e trabalho da equipe.

Também estavam presentes no evento, as conselheiras do Coren-BA, Kátia Topázio e Lúcia Figueiredo.

Avaliação – Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, as enfermeiras fiscais do Coren-BA, Tamyris Bastos, Mirele Custódio, Suzana Costa e Ana Paula Marra, acompanharam os membros da Comissão Nacional de qualidade do Cofen em reuniões e visitas às unidades assistenciais do Itaigara Memorial unidade 1, 2 e Gastro hepato.

Em sua avaliação, a equipe da CNQ relatou que a instituição apresentou as iniciativas e estratégias organizacionais, assim como os indicadores de gestão e assistenciais, as políticas de gestão de risco e segurança do paciente, políticas organizacionais e de investimento, planejamento estratégico e a política de gestão da qualidade.

A instituição foi a primeira da Bahia e terceira do Nordeste certificada com o selo de qualidade da Enfermagem. A certificação estimula as boas práticas de assistência e reconhece o hospital e, especialmente, a excelência das(os) suas(seus) profissionais de Enfermagem. O Itaigara Memorial foi avaliado durante três dias e todas as unidades de Enfermagem do hospital foram auditadas. A instituição obteve resultado de 97,5% de conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo selo.

O selo tem validade de três anos, e durante esse tempo, a instituição pode continuar adotando melhorias em seus procedimentos para que chegue a 100% de cumprimento das normativas do Selo de Qualidade.

Fonte: Coren-BA