01/04/2020

Cofen disponibiliza planilha de cálculo e controle de EPIs

A planilha está disponível no site do Cofen, na aba COVID-19

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) disponibilizou hoje (1/04), uma calculadora eletrônica que mede a taxa de consumo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A ferramenta é um modelo baseado em planilha que fornece informações as instituições de saúde para planejar e otimizar o uso de EPIs para resposta à doença do Coronavírus (COVID-19).

A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e também pode ser usada no dimensionamento do uso de EPI fora do contexto do Covid-19, onde a escassez de EPI também pode ocorrer devido a problemas na cadeia de suprimentos relacionados à resposta do Covid-19, como por exemplo, em instituições de fabricação.

Para usar a calculadora, digite o número de caixas cheias de cada tipo de EPI que você possui em estoque (aventais, luvas, toucas, máscaras cirúrgicas, respiradores e mascaras N95). Essa ferramenta calcula a taxa média de consumo, também chamada de “taxa de queima”, para cada tipo de EPI inserido na planilha.

Essas informações podem ser usadas para estimar o suprimento restante de EPI com base na taxa média de consumo.

A planilha é aberta e também pode ser usada para calcular o uso de outros tipos de Equipamentos de Proteção Individual.

Confira a ferramenta no link.