26/03/2019

Cofen e Capes organizam 1º encontro de Mestrados Profissionais em Enfermagem

Evento, previsto para 28 e 29/5, vai reunir pesquisadores dos programas contemplados pelo convênio Cofen-Capes

Reunião Cofen-Capes formalizou, ainda, a extensão do Convênio para Mestrado Profissional.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) vão realizar o primeiro encontro nacional dos pesquisadores dos Mestrados Profissionais em Enfermagem beneficiados pelo convênio Cofen-Capes, que atualmente contempla 16  instituições. A previsão é que o evento seja realizado em 28 e 29 de maio, na sede da Capes, em Brasília.

“Com o mestrado profissional, buscamos reduzir o descompasso entre a mão-de-obra qualificada existente e as necessidades da Saúde Coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). É chegado o momento de apresentarmos os primeiros resultados deste esforço”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri. Vídeo institucional do programa, já com os primeiros resultados das pesquisas aplicadas, será apresentado no encontro.

A reunião Cofen-Capes formalizou a extensão do convênio. O edital 2, que abrirá nova seleção de universidades para o programa, está previsto para o segundo semestre deste ano. A seleção continuará sendo feita pela Capes, mas estão previstas algumas novidades, como o repasse de recursos do Cofen diretamente aos coordenadores dos programas de mestrado contemplados.

O edital dois buscará ampliar o número de vagas oferecidas na região Norte e Centro-Oeste. No primeiro edital, não havia programas de mestrado profissional em Enfermagem elegíveis na região Norte.

Com foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem, a parceria Cofen-Capes vai formar 500 profissionais ao longo de quatro anos, por meio de financiamento a programas de mestrado nas universidades selecionadas pela Capes. O convênio com o Cofen inaugurou “uma nova etapa de relacionamento da Capes com os órgãos de fiscalização profissional”, na avaliação da Capes.

Fonte: Ascom/Cofen