Cofen e Coren-AM querem ampliar acesso à saúde reprodutiva no Amazonas
A Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), realiza nesta semana o encontro de alinhamento do “Projeto de Consulta de Enfermagem Ginecológica, com Ênfase no Planejamento Sexual e Reprodutivo – PLANREP”.
A reunião, iniciada nesta segunda-feira (17/01), busca fortalecer e estruturar o processo da consulta de Enfermagem na área da saúde reprodutiva, tendo como foco o planejamento familiar. A ampliação da cobertura e qualificação do atendimento fortalece o planejamento Sexual e Reprodutivo na Atenção Primária à Saúde, além de contribuir para a prevenção de mortalidade materna e infantil.
O coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen, Herdy Alves, explica que a iniciativa “busca ampliar o acesso e a resolutividade da consulta de Enfermagem ginecológica, sempre em articulação com os gestores locais”. Bem sucedida em outros estados, como Roraima, Pará e Piauí, a iniciativa deve chegar, em breve, ao Amazonas.
“Estamos atuando no alinhamento do curso e na seleção dos alunos enfermeiros, trabalhando com os gestores das unidades de saúde e ampliando as diretrizes que irão sustentar o programa de aperfeiçoamento em Manaus e nos municípios do interior, que estão sendo envolvidos no projeto”, afirmou Herdy, que destacou também o apoio da presidente do Cofen, Betânia Santos.
A programação do encontro vai até o próximo sábado (22/01). Durante os próximos dias, as comissões irão se reunir com gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA Manaus), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Conselho Municipal e Estadual de Saúde, coordenação da Área Técnica Saúde da Mulher e Atenção Primária, instituições hospitalares do município (Maternidade/CPN) e representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
A programação do encontro vai até o próximo sábado (22/01). Durante os próximos dias as comissões irão se reunir com gestores das Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Municipal e Estadual de Saúde, coordenadores da Área Técnica Saúde da Mulher e Atenção Primária e instituições hospitalares do Município (Maternidade/CPN).
As comissões, junto aos gestores de saúde da capital e interior, também farão a seleção de profissionais que participarão do Curso “Consulta de Enfermagem Ginecológica com Ênfase no Planejamento Sexual e Reprodutivo” e serão as multiplicadoras do projeto na capital e também nos municípios do interior do estado.
Base Legal — A consulta de Enfermagem na área da saúde sexual e reprodutiva, com foco no planejamento reprodutivo, tem amparo na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, no inciso II do Art. 8º do Decreto nº 94.406/1987, que regulamenta a Lei nº 7.498/1986. O procedimento também está incluído no protocolo de procedimentos técnicos do Ministério da Saúde.
Fonte: Ascom - Cofen e Coren-AM
Outras Notícias
- 24/05/2022 21:11
Presidente do Senado garante que votará PEC 11/22 na próxima semana - 24/05/2022 17:32
Comitê Gestor de Crise do Cofen discute avanço da varíola de macaco - 24/05/2022 15:24
30 horas para Enfermagem é sancionada em Presidente Figueiredo, no Amazonas - 24/05/2022 12:31
Cofen participa de live sobre a PEC 11 e o Piso Salarial - 23/05/2022 17:55
24º CBCENF já conta com 15 mil inscritos