13/09/2021

Cofen e Coren-MG homenageiam profissionais por atuação na pandemia

Profissionais de Enfermagem da capital mineira receberam a medalha “Destaques da Enfermagem” em reconhecimento ao trabalho no combate à Covid-19

Profissionais receberam a medalha “Destaques da Enfermagem”

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Minas Gerais (Coren-MG), realizaram, na última quinta-feira (9/9), uma homenagem aos profissionais de Enfermagem pela atuação no combate à pandemia da Covid-19. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de instituições de saúde de Belo Horizonte foram agraciados com a medalha “Destaques da Enfermagem”, simbolizando um tributo a todos os profissionais do estado que têm desempenhado papel essencial no enfrentamento do novo coronavírus.

As medalhas foram entregues aos profissionais dos hospitais Biocor e Santa Casa de Misericórdia, em solenidade que contou com a participação da presidente do Cofen, Betânia Santos, do presidente do Coren-MG, Bruno Farias, e da vice-presidente, Maria do Socorro Pena. “Esta homenagem reflete o protagonismo da maior força da saúde brasileira na pandemia. Mesmo em um contexto extremamente adverso, a Enfermagem continuou a assegurar a qualidade da assistência, contribuindo sobremaneira com a redução dos impactos causados pela Covid-19”, afirmou Betânia Santos.

“Ter a oportunidade de levar aos profissionais de Enfermagem do estado o reconhecimento dos conselhos federal e estadual é uma experiência singular. O Coren-MG sempre reforça a importância da união pelas ações que beneficiam a Enfermagem, e é assim, em sintonia com o sistema, que procuramos pautar nossas atividades”, frisou o presidente do Coren-MG, Bruno Farias.

Presidente do Cofen esteve presente na homenagem

Minas Gerais é o terceiro maior estado em número de profissionais inscritos no Brasil (210.370). Segundo dados do Observatório da Enfermagem do Cofen, foi um dos mais atingidos pelo novo coronavírus, apresentando uma alta taxa de infecção entre os profissionais, com 3.965 casos reportados.

Linha de frente – Desde o início da pandemia da Covid-19, o papel fundamental dos profissionais da Enfermagem para o andamento da saúde entrou em evidência. Nos primeiros meses do vírus no Brasil, enfermeiros, técnicos e auxiliares precisaram conciliar a falta de equipamentos à uma alta demanda de trabalho em UTIs e enfermarias. No atual momento, são os principais responsáveis pelas campanhas de vacinação ao longo de todo o país.

Mestrado profissional –  O Cofen avalia a possibilidade de celebração de convênio para ofertar Mestrado Profissional em Enfermagem em Minas Gerais, solicitado pelo Coren-MG. A iniciativa reforça o interesse no desenvolvimento da formação de recursos humanos de alto nível e a melhoria dos processos de trabalho, com impacto direto na prática profissional. O Cofen, em parceria do a CAPES/MEC, é responsável pelo maior programada de financiamento de vagas em mestrados profissionais em todo o Brasil, e estuda possibilidades de levar a qualificação para o estado, com 853 municípios, de desenvolvimento heterogêneo.

 

Fonte: Ascom - Cofen