16/01/2020

Cofen e Ordem dos Enfermeiros de Angola firmam termo de cooperação

Parceria busca fortalecer o fluxo dos processos na instituição angolana

Termo de coooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (16), em Luanda

O Conselho Fedral de Enfermagem (Cofen) assinou termo de cooperação técnica com a Ordem dos Enfermeiros da Angola, nesta quinta-feira (16), em Luanda, Angola.

O acordo prevê o desenvolvimento, aprimoramento e aperfeiçoamento organizacional de ambas as instituições, por meio de intercâmbio de ideias, soluções e, inclusive, aprimoramento técnico e educacional, dos profissionais que integram o respectivo quadro de colaboradores e inscritos desses órgãos.

Durante a solenidade, após cumprimentar os representantes da Ordem, o presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou que começaram a discutir, já em 2017, as linhas gerais para a assinatura desse termo de cooperação. “Para nós é uma alegria muito grande poder estar aqui e deixamos nossos agradecimentos, em nome do Cofen, à Ordem dos Enfermeiros de Angola”.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, e representantes foram à Ordem dos Enfermeiros de Angola

Segundo representantes da Ordem, para a Enfermagem Angolana essa assinatura abre o ano de 2020 com muita alegria porque é o ano da Enfermagem, dos enfermeiros de todo o mundo.

Dentre as atribuições da cooperação, as partes promoverão o intercâmbio de empregados, conselheiros e assessores para realização de análises organizacionais, o intercâmbio de missões e a realização de atividades educacionais de interesses do Cofen e da Ordem.

Além de Manoel Neri, marcou presença na solenidade a integrante da Comissão de Relações Internacionais do Cofen, Maria Antonieta Tyrell.

Dentre os representantes de Angola, estiveram presentes: Franco Mufinda, secretário de Estado da Saúde para Saúde Pública, Teresa Vicente, bastonária honorária da Ordem, e o presidente da Associação Nacional dos Enfermeiros de Angola, José Tiago. Participaram também representantes das instituições de ensino, unidades sanitárias e secretários gerais do Sindicato Nacional dos Enfermeiros.

Fonte: Ascom - Cofen