25/11/2022

Cofen participa do 2º Encontro de Auxiliares e Técnicos do Tocantins

Evento foi organizado pelo Coren-TO, no auditório do centro universitário Uniplac, em Araguaína

Evento foi organizado pelo Coren-TO, em Araguaína

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, nesta segunda e terça-feira (21 e 22/11), do 2º Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Tocantins (Enatenf 2022). O evento foi organizado pelo Coren-TO em Araguaína, 384 km da capital Palmas.

O coordenador da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf/Cofen), Jefferson Caproni, proferiu a palestra de abertura, sobre Politização da Enfermagem de Nível Técnico. Na linha de frente do atendimento, os profissionais de nível médio representam 80% das equipes de Enfermagem no Brasil, tendo potencial de influenciar políticas públicas.

Jefferson palestrou também sobre especialização, uma novidade para os profissionais de nível médio. O Cofen aprovou, no final do ano passado, o Pós Tec Enfermagem, programa de especialização gratuita em nível pós-educação profissional para técnicos. A qualificação  produz efeitos positivos diretos na Saúde Coletiva e contribui para o aumento da autonomia da categoria.

A importância da capacitação profissional para a valorização da Enfermagem, foi destaque de palestra da conselheiro do Coren-RJ Mônica Cunharski, presidente do Movimento dos Ativistas da Enfermagem Brasileira (MAE) no Rio de Janeiro.

 

Fonte: Ascom - Cofen